OSMJP realiza o VI concerto oficial da temporada no Centro Cultural Ariano Suassuna
A Orquestra Sinfônica Municipal de João Pessoa (OSMJP) faz o sexto Concerto Oficial da temporada neste sábado (10), às 18h, no Auditório Celso Furtado do Centro Cultural Ariano Suassuna. A apresentação é fruto de uma parceria entre a Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope) e o Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE-PB), por meio do Centro Cultural Ariano Suassuna.
A Orquestra Sinfônica Municipal será regida pelo maestro Laércio Diniz – regente titular –, e vai executar obras do brasileiro Alexandre Guerra (1971), compositor residente convidado para esta temporada; e do russo PiotrIlitch Tchaikovsky(1840-1993), um dos mais importantes compositores clássicos.
Abrindo o programa do VI concerto da temporada, a OSMJP vai executar a obra de Alexandre Guerra, “Imagens para Flauta e Orquestra”, em sete movimentos ‘Ventania’, ‘Tarde Pousada’, ‘Mar adentro’, ‘Revoada’, ‘Passeio de Outono’, ‘Da janela do trem’ e ‘Antes do amanhecer’, que terá Mirna Hipólito, primeira flautista da OSMJP, como solista.
Na segunda parte, uma das sinfonias mais importantes do repertório orquestral, a “Sinfonia n 5 em Mi menor, op. 64”, de Tchaikowsky, composta em 1888 e que estreou no mesmo ano regida pelo próprio compositor. Esta sinfonia é uma das obras mais aclamadas do compositor, que apresentou a música russa como um dos grandes patrimônios da humanidade.
O regente – Maestro e diretor artístico da Orquestra Sinfônica Municipal de João Pessoa (OSMJP) e da Orquestra Filarmônica do Brasil (Fibra), Laércio Sinhorelli Diniz estudou violino na Escola Superior de Música de Colônia (Alemanha). No Brasil, teve como mestres de regência Roberto Tibiriçá e Isaak Karabchewsky. Gravou com a New Netherlands Orchestra, com a orquestra Alemã “Das Freie Orchestra Berlin” e com a “Lithuanian National Symphony Orchestra (LNSO)”. É diretor artístico do Festival Internacional de Música Clássica de João Pessoa.
Os convidados – Alexandre Guerra é compositor, membro da WSA (World Soundtrack Academy), formou-se bacharel em composição para cinema na faculdade Berklee College of Music. No Brasil, estudou harmonia e composição com Hans Koelheuter – nome importante da vida musical brasileira durante o século XX. Suas composições vêm sendo executadas por importantes orquestras e intérpretes dentro e fora do Brasil. Lançou mais de dez discos e em 2018 foi comissionado para compor a peça que celebra os 30 anos da Orquestra Sinfônica de Santo André.
Mirna Hipólito–Bacharel em música pela UFPB, começou os estudos de musicalização aos cinco anos, na Escola de Música Anthenor Navarro, com flauta doce e piano. Aos dez, passou a se dedicar à flauta transversal. Foi flautista principal da Orquestra de Câmara da cidade de João Pessoa, da Orquestra Sinfônica de Sergipe e da Orquestra Sinfônica da Universidade Federal de Sergipe (UFSE). Lecionou flauta na cidade do Conde, no Projeto Orquestra da Cidade de Aracaju e no Conservatório Sergipano de Música. Integra o Quinteto Parambuco e é flautista principal da OSMJP.
Serviço
VI Concerto Oficial da Temporada 2019
Local: Centro Cultural Ariano Suassuna (R. Prof. Geraldo Von Sohsten, 147 – Jaguaribe, anexo ao TCE)
Data: Sábado (10)
Hora: 18h
Classificação: Livre
Evento gratuito