Espetáculo resgata cultura popular com cantigas e brincadeiras de roda no Parque da Lagoa

Por Adriana Crisanto - em 652

A Companhia Oxente de Atividades Teatrais apresenta o espetáculo “Quem quiser que conte outra arretada”, neste domingo (25), 16h, na praça Pedra do Reino, Parque da Lagoa. A montagem faz um resgate da cultura popular por meio de cantigas e brincadeira de roda, tudo regado a música ao vivo e um cenário multicolorido.

O diretor e ator, Edilson Alves, comentou que a montagem se renovou. “Trouxe a problemática do celular e a internet, que aproxima quem está longe e em alguns casos afasta quem está perto. Com isso, quero passar a mensagem de que é possível ficar algumas horas sem celular e se divertir com os amigos e família”, explicou Edilson Alves.

O espetáculo conta a história de três personagens que retornam da cidade com malas lotadas de brinquedos para rever a Mãe Veia, contar suas histórias e brincadeiras. Durante a peça, o público tem ainda a oportunidade de se divertir com os personagens Mateu e Catirina, do famoso conto popular do Boi Estrela.

Edilson Alves contou ainda que o espetáculo, além de mergulhar no universo dos brinquedos populares, faz um resgate da magia dos contadores de história e da literatura de cordel pela personagem Mãe Veia. “O espetáculo acaba estimulando a imaginação da criança e provocando no adulto uma reação nostálgica do seu tempo de criança”, acrescentou o diretor.

Quem for ao Parque da Lagoa neste domingo (25), vai se encantar com as brincadeiras e cantigas como ‘Coqueiro cai’, ‘Boca de forno’ e ‘Pão duro’. A atriz Neide Melo, que interpreta a Mãe Veia, comentou que o espetáculo é um musical infantil que, na simplicidade, emociona.

“É difícil ouvir a música Pai Francisco, por exemplo, e não relembrar os bons tempos de infância. É um espetáculo de memória para os adultos e de surpresas para a maioria das crianças”, acrescentou a atriz Gorette Araújo, ao se referir à cena em que as personagens abrem malas, retiram brinquedos e começam a brincar.

AnimaCentro – A apresentação está inserida no projeto AnimaCentro, da Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope), que movimenta o Centro Histórico da Capital, dentro da política de valorização e incentivo à cultura da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), como forma de ocupar com as artes todos os espaços revitalizados pela atual gestão. O AnimaCentro conta com 10 polos de atividades culturais.

SERVIÇO:

Espetáculo: Quem quiser que conte outra arretada

Domingo (25)

Hora: 16h

Local: Praça Pedro do Reino – Parque da Lagoa

Classificação: Livre