“Trip Hop” do Duo Rieg movimenta o Centro Cultural Casa da Pólvora neste domingo

Por Adriana Crisanto - em 717

O Duo Rieg, grupo mais eclético da cena musical paraibana, será a atração deste domingo (25), 16h30, do Pólvora Cultural, que acontece no Centro Cultural Casa da Pólvora. O show está inserido na programação cultural do projeto AnimaCentro, que promove atividades artísticas e culturais em vários polos do Centro Histórico de João Pessoa.

Em 2010, a dupla surgiu como trio. Era formado pelo alemão Rieg R (voz/sampler/synth), além de Daniel Jesi (baixo) e Nildo Gonzalez (bateria). O Rieg tem cinco EPs e em março de 2018 lançaram o trabalho mais conceitual intitulado “12:00”. Eles se apresentaram em vários palcos do Brasil, a exemplo dos Festivais SIM SP (SP), Picnik (DF), Febre (SP), Festival Mundo (PB), Grito Rock (PE), Dia da Música (SP), UIVO (SP/PE), Fete De La Musique e Transpira (PI).

As composições do duo possuem temas específicos com uma sonoridade retrofurista, ou seja, uma tendência das artes de criação que demonstra a influência de representações do futuro produzidas antes de 1990, caracterizada por uma mistura de estilos “retrô” à moda antiga com tecnologia futurística. O retrofuturismo explora temas de tensão entre o passado e o futuro, e entre os efeitos de alienação e fortalecimento advindos da tecnologia, além do visual possuir um lado mais oitentista das televisões analógicas e do clima “lo-fi” que envolve essa linguagem.

O último trabalho deles reflete bem isso, pois conta a história de um rapaz que tem de lidar com algumas verdades sobre seu falecido pai após encontrar, no porão de sua casa, fitas VHS escondidas. Cada música representa uma cena dos filmes que estão ligados à neurose do pai, provocando assim um jogo de recortes. Estas colagens, que compõem o que a banda chama de “sample visual”.

O vocalista Rieg R comentou que a principal inspiração do duo é brincar com uma ressignificação de recortes. “Essa ideia causada pelos vídeos antigos, feitos numa outra época, sob outras perspectivas, mas que olhamos com os olhos de hoje. É tirar desse anacronismo um estranhamento e a partir daí juntar essas imagens como quisermos”, analisou Rieg R, sobre os processos criativos por trás dos atuais projetos do duo.

O trabalho deles pode ser conferido em plataformas digitais como Spotify, Soundcloud, Deezer, iTunes e Youtube. O duo também possui um site oficial http://www.riegriegrieg.com/ e toda movimento do duo pode ser encontrado nas redes sociais (Facebook e Instagram).

AnimaCentro – A apresentação está inserida no projeto AnimaCentro, realizado pela da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), através da   Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope), que há 1 ano de sete meses movimenta o Centro Histórico da Capital, dentro da política de valorização e incentivo à cultura da PMJP, como forma de ocupar com as artes todos os espaços revitalizados pela atual gestão.

SERVIÇO:

Pólvora Cultura: Duo Rieg

Domingo (25)

Hora: 16h30

Local: Centro Cultural Casa da Pólvora – Centro Histórico

CONTATO PARA IMPRENSA:

Rayan Lins – Toroh Música&Cultura

torohmusic@gmail.com

(83) 98817 7684