Alunos do projeto Ação Social pela Música se apresentam em navio da Marinha
O Quinteto T. Virgilius, formado por alunos do projeto Ação Social pela Música de João Pessoa – unidade de Mangabeira – faz uma visita e uma apresentação nesta terça-feira (17), às 7h30, no Navio Hidrográfico Sirius, da Marinha do Brasil, que está ancorado no Porto de Cabedelo desde a quinta-feira (12).
O Quinteto T.Virgilius é formado por Emanuelle Arruda (violino), Sabrina Silva (violino), Carlos Eduardo Carvalho (viola), Hiago Costa (violoncelo) e Natanael Silva (contrabaixo), integrantes do grupo de 42 alunos que se apresentou no Theatro Municipal de São Paulo, no último dia 8. A direção musical do Quinteto é do maestro Samuel Espinoza.
O programa desta apresentação é o mesmo do concerto em São Paulo, com músicas como “The Avengers”, de Alan Silvestri, “Games of Thrones”, de Ramin Djawadi, “No Reino da Pedra Verde”, de Clóvis Pereira, “Toada e Desafio”, de Capiba, e “Asa Branca”, clássico de Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira.
Embarcação – O Navio Hidrográfico Sirius tem a finalidade de efetuar a coleta de dados nas águas do Brasil, realizar manutenção de faróis e servir como plataforma flutuante e apoio ao Poder Naval, além de contribuir para a formação de universitários das áreas de biologia marinha e oceanografia, e para os serviços de sinalização náutica.
O Sirius tem comprimento de quase 80 metros e foi incorporado à Marinha do Brasil no dia 17 de janeiro de 1958. No dia 1º de julho de 2019, ele completou 4.500 dias de mar, sendo o navio com maior quantidade de dias de mar da ativa e o segundo com mais dias de mar em toda a história da Marinha do Brasil.
Ação Social pela Música – O projeto é mantido integralmente pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), através de sua Fundação Cultural (Funjope), atendendo crianças e adolescentes com idade de seis a 16 anos, aliando o ensino da música à educação formal, num sistema de jornada complementar à escola.
O projeto Ação Social pela Música funciona em João Pessoa desde 2015 e atende atualmente cerca de 300 crianças nas quatro unidades da Capital. Além das aulas práticas e teóricas de segunda à sexta-feira, das 13h às 17h, os alunos têm aulas de reforço escolar (Português e Matemática).
Na Unidade 1 (Alto do Mateus) e na Unidade 2 (Mangabeira), os alunos aprendem a tocar instrumentos de corda (violino, viola, violoncelo e contrabaixo). Já na Unidade 3 (Gervásio Maia), estudam flauta doce, e na unidade 4 (Bairro dos Novais), estudam metais (trompete, trombone, tuba e trompa).