Camerata Vila faz apresentação para alunos do projeto Ação Social pela Música no Alto do Mateus
Os integrantes da Camerata Vila, grupo formado por alunos do projeto Ação Social pela Música do Brasil (ASM), no Rio de Janeiro, visitaram, nesta terça-feira (26), a unidade do projeto Ação Social pela Música de João Pessoa (ASMJP), no Alto do Mateus.
A tarde de troca de experiências começou com a apresentação dos alunos da ASMJP. Regidos pelo maestro Hector Rossi, eles tocaram “Feira de Mangaio” e “Qui Nem Jiló”. Em seguida, a Camerata Vila mostrou um pouco do repertório que apresentou no 7° Festival Internacional de Música Clássica, com o “Concerto Grosso nº 4 em Ré maior”, “La Cumparsita” e outras composições.
O regente da Camerata Vila, Renan de Paula, destacou a importância de conhecer um pouco do trabalho da ASMJP. “Essa troca de experiências é maravilhosa. A gente conheceu músicos que têm as mesmas dificuldades e os mesmos sonhos que a gente e pode ver o sorriso no rosto de cada um. Isso nos motiva”, disse.
Para o maestro Hector Rossi, a visita foi porque alunos puderam conhecer o trabalho de grupos de outros estados. “Foi uma honra receber esses músicos, que mostraram o trabalho desenvolvido por eles no Rio de Janeiro e nos proporcionaram muita alegria”, afirmou.
Camerata Vila – Grupo formado 2018 no Morro dos Macacos, Rio de Janeiro, visando o aprimoramento técnico e artístico dos jovens, o estímulo à formação acadêmica e profissional dos alunos. A Camerata Vila se apresentou na segunda-feira (25) no 7º Festival Internacional de Música Clássica de João Pessoa.
Ação Social pela Música – O projeto é mantido integralmente pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), através de sua Fundação Cultural (Funjope), atendendo crianças e adolescentes com idade de 6 a 16 anos, aliando o ensino da música à educação formal, num sistema de jornada complementar à escola. Atualmente o projeto Ação Social pela Música atende cerca de 300 crianças nas quatro unidades da Capital (Alto do Mateus, Mangabeira, Gervásio Maia e Bairro dos Novais).