Prefeitura dá dicas sobre como apoiar mulheres no período de isolamento social

Por Hellen Nascimento - em 851

Com a pandemia do Covid-19 e o isolamento social, as mulheres estão sendo afetadas de diversas formas desde a saúde mental, risco de violência doméstica e até a insegurança econômica. Desta forma, a Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), por meio da Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres (SPPM), dá algumas alternativas de como apoiar mulheres de maneira abrangente.

A secretária de Políticas Públicas para Mulheres, Adriana Urquiza, ressalta a necessidade de, neste momento, criar uma rede de empatia e sororidade. “Fiquei pensando no que eu gostaria de ouvir neste momento e, como psicóloga, o que as mulheres estão sentindo nesse momento delicado. Por isso, elaboramos algumas dicas de como criar uma rede de apoio para, mesmo longe, cuidarmos umas das outras. Essa é a hora de desenvolver nossas capacidades de autogestão, solidariedade e consequentemente colocar em prática o conceito de sororidade”, destacou.

Abaixo seguem as dicas e orientações elaboradas pela Secretaria das Mulheres:

Mantenha-se em contato – O isolamento pode criar ou aprofundar a sensação de solidão, abandono, propiciar crises depressivas. Tente manter contato diário com as mulheres do seu círculo de amizade, nem que seja só um “oi tudo bem” ou um “bom dia”. Manter o contato traz um sentimento de mais segurança, sobretudo com o aumento da violência doméstica. Manter a proximidade é um sinal para que elas saibam que tem com quem contar, caso seja necessário. Lembrando que o isolamento é apenas físico.

Apoie mulheres autônomas – Muitas mulheres são as provedoras e arrimos de família e fazem parte do mercado informal de trabalho, portanto, essas mulheres certamente sofrerão severos danos no seu orçamento familiar por conta isolamento social. Você pode ajudar essas mulheres a manter sua renda nesses meses de isolamento encomendando produtos ou reservando serviços.

Dividir tarefas – A sobrecarga neste período de quarentena afeta muito mais as mulheres. O machismo é estrutural e as relações de poder são enraizadas na nossa cultura. Com as famílias reunidas em casa, a maioria das tarefas domésticas acaba ficando sob encargo das mulheres. É uma boa hora de ensinar o significado de igualdade de gênero. Compartilhe as tarefas. Estabeleçam uma rotina igualitária.

Cuide das suas emoções – Esteja atenta aos seus comportamentos e sentimentos. Não se deixe levar pelo pânico de outros. A pandemia do coronavírus irá passar e precisamos entender que continuaremos. Cuide de você para que os danos sejam mínimos, físicos e mentais. Preste atenção ao seu corpo: alimente-se corretamente, durma bem e faça exercícios.

Como pedir ajuda – Durante o isolamento social, a Secretaria das Mulheres disponibilizou telefones de contato para prestar encaminhamentos e orientação (83) 98653 4727 e (83) 9879 41695. Em caso de violência doméstica e familiar, tanto as vítimas quanto testemunhas, podem ligar imediatamente para Polícia Civil – 197, Militar – 190, e Guarda Municipal de Joao Pessoa – 153.