Grupo mineiro de bailarinos é Atração no Ponto de Cem Réis
O projeto Novembro da Dança prossegue nesta sexta-feira (12) no Ponto de Cem Réis, com a apresentação, a partir das 17h, do espetáculo Um passo a mais, do grupo mineiro Movasse. A coreografia do espetáculo harmoniza o ruído urbano com a sonoridade de um acordeão, tornando a performance de rua do coletivo Movasse um momento especial da apresentação. O projeto gratuito é da Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope).
O espetáculo Um Passo a mais, na avaliação dos integrantes do coletivo Movasse é uma espécie de intervenção urbana. Nas apresentações, a performance acontece aproveitando estruturas públicas. Os dançarinos tentam chamar a atenção das pessoas que passam pelo local e há momentos nos quais, em cima de marquises, dois integrantes dialogam com o público e com o espaço. Ao longo da performance, ouve-se o som ao vivo do acordeão e o barulho do dia-a-dia urbano.
O coletivo Movasse trabalha o cenário da dança contemporânea para agregar pensamentos, na tentativa de reunir e praticar idéias sobre o movimento. As performances do grupo têm raizes na diversidade, sem receio de cair ou fugir de tendências, ou até mesmo de encontrar uma determinada linguagem. A ideia é proporcionar um lugar de reflexão para a realização de propostas artísticas inusitadas.
Movasse o grupo, sediado em Belo Horizonte (MG), tem os olhos voltados para a cultura brasileira. Seus idealizadores são o paraibano Carlos Arão, a pernambucana Andréa Anhaia e os mineiros Ester França e Fábio Dornas. Eles são dançarinos com diferentes formações, informações e influências, mas unidos por uma afinidade artística: o movimento.
O coletivo é um espaço aberto para diferentes formas de pensar a dançar, além de ser um lugar de discussão, debate, pesquisa teórica e corporal. A iniciativa é voltada para aqueles que querem aprender, ensinar ou doar conhecimentos para a dança contemporânea, fugindo de rótulos pré-estabelecidos.
Novembro da Dança O projeto Novembro da Dança leva uma série de espetáculos a teatros e espaços abertos da capital paraibana. A iniciativa é realizada todos os anos. A próxima atração será Fábulas do Agora, também do Movasse, no sábado (13), a partir das 10h, no Mercado Central. O restante da programação, que acontece no final deste mês, será divulgada em breve.
CONTATO DO GRUPO:
Carlos Arão e Silvana França (31) 88538723
CONTATO ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO DA FUNJOPE:
Alexandre Macedo (83) 88662397
Cecília Noronha (83) 88405761