Agra assina ordem de serviço para Comunidade Riachinho
Agra assina ordem de serviço
para Comunidade Riachinho
Na tarde desta terça-feira, o prefeito de João Pessoa, Luciano Agra, assinou a Ordem de Serviço para as obras de drenagem na Comunidade Riachinho, no Bairro Treze de Maio. Ao lado do secretário Hermes Felinto, da Infraestrutura (Seinfra), além de outros secretários e diretores da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), o prefeito anunciou que as obras solucionarão o problema definitivamente.
A obra se concentrará na Avenida Desembargador Botto de Menezes, que será interditada para a troca completa da tubulação que despeja as águas pluviais no Rio do Peixe. A previsão de conclusão é de 60 dias. Agimos rápido na emergência e estamos agindo rápido na resolução, destacou Agra, que destacou o fato de a obra ser custeada com recursos próprios. O investimento, de quase R$ 650 mil, virá do Fundo de Desenvolvimento Urbano (Fundurb), da PMJP, disse.
O prefeito disse ainda que as casas que atualmente existem nas margens do rio, fruto de ocupação irregular, serão relocadas e o local será recuperado para que se transforme no Parque Lauro Xavier. A cidade precisa oferecer qualidade de vida a seus habitantes. Temos de criar mais áreas verdes, porque João Pessoa ainda vai crescer muito, salientou.
Para o secretário Hermes Felinto, a intervenção na Comunidade Riachinho aumentará em pelo menos três vezes a capacidade de vazão das águas. A obra parece pequena, do ponto de vista físico, mas terá grande retorno social, disse. Ele lembrou ainda que esta é apenas uma das 22 comunidades em áreas de risco que precisam de uma ação urgente da prefeitura e que todas serão contempladas.
Serviço Atualmente, a drenagem na Comunidade Riachinho é feita por meio de um bueiro duplo tubular de 1.000mm, construído na década de 1950, cuja vazão atendia às necessidades da época. Com a diminuição das áreas cobertas por vegetal, o crescimento da população e consequente aumento do número de edificações além do lançamento de lixo no leito do rio, pela própria população , em períodos de muita chuva o bueiro transborda e alaga várias residências no entorno.
O bueiro existente será substituído por outro, triplo, com tubos de dimensões maiores que chegam a 1.500mm. Para complementar os serviços de drenagem, já foram executados trabalhos de desassoreamento do Riacho do Peixe e também a desobstrução das galerias pluviais que dão acesso à Avenida Botto de Menezes.