STTrans dá suporte a técnicos de Santos sobre respeito à faixa
Uma comitiva de técnicos da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) da cidade de Santos, litoral de São Paulo, está visitando João Pessoa para conhecer o funcionamento do projeto que desde 2005 incorporou nos pessoenses a cultura de respeito à faixa de pedestre. A Superintendência de Transportes e Trânsito de João Pessoa (STTrans) dará suporte técnico à CET, que pretende implantar o projeto Faixa Viva nos mesmos moldes do que vem sendo realizado em João Pessoa, que tem como slogan Faixa de Pedestre: A gente respeita e a cidade anda melhor.
Os técnicos informaram que escolheram João Pessoa porque aqui o projeto de respeito à faixa de pedestre deu certo. Segundo eles, outro determinante para o intercâmbio e a troca de experiência na Capital paraibana foram as características semelhantes à cidade de Santos como o número de habitantes, número da frota de veículos e por ser uma cidade litorânea.
Durante dois dias, cinco componentes, entre repórter, cinegrafista, fotógrafo, o coordenador do Departamento de TV da Secretaria de Comunicação Social de Santos, Omar Bermedo, e o Diretor Operacional, Ivson Texeira, vão elaborar um vídeo institucional que será apresentado junto com o lançamento da campanha previsto para o dia 6 de maio, em Santos. O vídeo explicará como funciona o projeto de respeito à faixa de pedestre nas cidades onde ela é respeitada, a exemplo de João Pessoa.
Nesta terça (22) e quarta (23), a equipe da CET, os monitores da Educação para o Trânsito e o gerente da Divisão de Sistema Viário da STTrans (DSV), Sanderson Cesário, farão imagens de como funciona a campanha nas principais faixas da cidade, como a do Centro Turístico, em Tambaú; da Avenida Ruy Carneiro (colégio Geo), Praça da Independência, Shopping Tambiá, Praça João Pessoa, Mercado Central, Avenida Hilton Souto Maior, entre outras vias movimentadas e com grande fluxo de pedestres.
A coordenadora da Educação para o Trânsito, Carolene Estrela, explicou que a campanha da faixa é contínua em escolas e nos principais corredores da cidade. A campanha lançada em 2005 mostra que com educação os motoristas e pedestres tendem a incorporar novos hábitos em seu dia a dia, ficando mais seguros no trânsito e mais conscientes de que cada um tem seu espaço disse a coordenadora. Ela falou da importância da visita dos técnicos de Santos. Isso mostra que nossa campanha de respeito à faixa de pedestre deu certo e serve de exemplo para outras cidades, observou.
O diretor operacional da CET, Ivson Teixeira, disse ter ótimas referências do projeto da faixa de pedestre em João Pessoa e por isso a cidade foi uma das escolhidas para ser apresentada no vídeo institucional que será lançado em maio pelo prefeito de Santos, João Paulo Tavares. O projeto da faixa de pedestre em João Pessoa é muito bem consolidado. Sabemos que foi um trabalho a longo prazo, mas seguiremos o exemplo da Capital da Paraíba afirmou o diretor.
Segundo o gerente da DSV da STTrans, Sanderson Cesário, está prevista para este ano a sinalização horizontal de aproximadamente 35.000 m² de pinturas, entre faixa de pedestre, eixo de vias, marcas de canalização, entre outras. João Pessoa possui cerca 2 mil faixas de pedestres.
É bom lembrar que o uso da faixa de pedestre requer algumas precauções, de acordo com a equipe de Educação para o Trânsito. O pedestre deve procurar uma faixa ao atravessar uma via de grande movimento, parar, olhar, observar se vem carro e sinalizar com a mão a intenção de atravessar a via. Respeitados esses procedimentos, o pedestre está em condições de cruzar a faixa com segurança, mas também cabe ao motorista ficar atento ao aproximar-se de uma faixa e parar para que o pedestre possa atravessar a via com segurança, orientou Carolene Estrela.