Grupo de choro Choramingo faz show na Praça Rio Branco
O grupo de chorinho paraibano Choramigo se apresenta mais uma vez no projeto Sabadinho Bom no próximo sábado (19), às 12h, na Praça Rio Branco, no Centro, trazendo o melhor desse gênero musical genuinamente brasileiro. O projeto, considerado uma das melhores opções culturais do final de semana na Capital, é promovido pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), por intermédio da sua Fundação Cultural (Funjope).
O Choramigo surgiu em 2006, formado pelos músicos Pelágio Nirício (violão de 7 cordas), o ex-integrante da Orquestra Sinfônica da Paraíba e professor de flauta do Departamento de Música da UFPB, ‘Maropo’ (flauta e sax), Ednor (bandolim), Annderson (cavaquinho), Carlos Moura (pandeiro) e Ricardo (acordeon).
Para o instrumentista Pelágio, o projeto Sabadinho Bom traz uma oportunidade gratuita para o povo de João Pessoa, de ouvir a boa música, em especial o Choro, o primeiro gênero musical urbano brasileiro, em praça pública, com a presença de conjuntos musicais e de músicos da mais alta qualidade.
O músico parabenizou a iniciativa da Funjope. Notamos, da última vez que tocamos nesse projeto, na Praça Rio Branco, a presença de famílias inteiras com as mais diversas faixas etárias, num verdadeiro ponto de encontro da família pessoense nas tardes de sábado.
O repertório, vasto em composições conhecidas do público, traz para esta apresentação, músicas imortalizadas na voz de grandes nomes do gênero, a exemplo de Sofres porque Queres, Ainda me Recordo, Proezas de Solon, Os 8 Batutas e Machucando, todas de Pixinguinha; Benzinho e Bole-bole, de Jacob do Bandolim; Floraux e Tenebroso, de Ernesto Nazareth; Baião Caçula e Brasileirinho, de Waldir Azevedo; Caco de Vidro, Enigmático e Bem Brasil, de Altamiro Carrilho, e ainda Homenagem à Velha Guarda, Músicos e Poetas e Feira de Mangaio, do grande mestre paraibano Sivuca.