Heloísa Pires e José Ferreira expõem na Estação Cabo Branco
Gravuras em metais, pinturas, cerâmicas e desenhos em porcelana de dois conceituados artistas plásticos brasileiros serão expostos em mostras individuais na Estação Cabo Branco Ciência, Cultura e Artes, no Altiplano, nos meses de fevereiro a março. São as exposições de Heloísa Pires, intitulada Sistema, e José Ferreira, Satye no Paraíso. O vernissage acontece nesta quinta-feira (17), às 19h, no segundo pavimento da Torre Mirante. Logo após a abertura da exposição, haverá show acústico no anfiteatro com o cantor e compositor Maciel Melo.
Sistema O título da exposição de Heloísa Pires se refere, segundo a artista, ao sistema solar, que está em todas as obras. Na exposição, o visitante vai encontrar 60 gravuras em metal, sendo quatro delas em técnica mista com xilogravura e duas em técnica mista com linólio, e ainda uma xilogravura e uma litografia em tamanhos variados. As gravuras foram produzidas no período de 1973 a 2011.
Heloisa Pires Ferreira é natural de Teresópolis (RJ), onde desenvolveu sua carreira artística. Durante mais de 35 anos atuou em duas carreiras paralelas, artista plástica e professora de atividades artística e de gravura. Como artista plástica, exibiu seu trabalho de norte a sul do país, em exposições individuais: Galeria de Arte Candido Mendes no Rio de Janeiro (1982), no Equador (1978), na Galleri Nytorget, na Suécia (2004), e no Rio de Janeiro, na Galeria de Arte IBEU (2006).
Participou de mais de 130 exposições coletivas na Argentina, Paraguai, Equador, Porto Rico, China, França e Itália, além de Salões e Bienais. Recebeu o prêmio de viagem e bolsa de estudos em Portugal pela Fundação Calouste Gulbenkian e, em 1979, o prêmio Fundação Cultural de Curitiba na II Mostra de Gravura Cidade de Curitiba. Ao longo de sua carreira, a artista foi professora de atividades artísticas na Escolinha de Arte do Brasil e no Colégio Andrews, no Rio de Janeiro.
Satye no Paraíso Na mostra, o artista plástico José Ferreira expõe 50 trabalhos de vários períodos de sua carreira. Entre as diversas formas de expressão, o visitante vai encontrar cerâmicas, pinturas e desenhos em porcelana. Ferreira é um artista do mundo, enfatizou o diretor geral da Estação Cabo Branco, Rubens Freire, um admirador da arte do pernambucano Ferreirinha, como é mais conhecido.
José Ferreira de Carvalho é um multiculturalista. Aprendeu o ofício desde criança, desenhando e pintando, até o dia que questionou por que não se dedicar com mais afinco à arte. Ingressou na faculdade de Engenharia Civil, mas no terceiro período abandonou para cursar Economia e Administração, mas nunca exerceu a profissão, pois já estava apaixonado pela pintura. Ferreira reside em Recife (PE) desde 1964, onde mantém seu ateliê.
SERVIÇO:
EXPOSIÇÕES:
Sistemas Heloisa Pires
Satye no Paraíso José Ferreira
Local: Segundo pavimento da Torre Mirante da Estação Cabo Branco Ciência, Cultura e Artes, no Altiplano
Informações: 3214.8303/8270
CONTATO PARA IMPRENSA
JOSÉ FERREIRA
E-mail: ferreiraart@ig.com.br
HELOISA PIRES FERREIRA
Fone: (21) 2224.0157
Email: hpiresferreira@ibest.com.br