Outubro do Teatro encena dois espetáculos nesta sexta-feira
Técnicas circenses de dança, equilíbrio e acrobacia aérea vão moldar a apresentação do espetáculo Intermezzo, do Teatro de Anônimo do Rio de Janeiro. A apresentação será nesta sexta-feira (22), a partir das 16h30, no Ponto de Cem Réis. Depois, às 19h10, no Teatro Armando Monteiro Neto, do Sesi, o público poderá assistir ao Prê-à-Porter Coletânea 2, do Centro de Pesquisa Teatral e Grupo Macunaíma de Teatro, ligado ao Sesc de São Paulo. As peças estão dentro da programação do Outubro do Teatro, que começou no dia 15 e vai até domingo (24). O evento é realizado pela Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope). A entrada é gratuita.
Intermezzo é um espetáculo de cunho circense. A peça explora principalmente a linguagem da comicidade. Para isso, são utilizadas técnicas como magia, dança, equilíbrio e acrobacia aérea, a exemplo do trapézio, tecido, lira, corda indiana e outros artifícios artísticos.
A peça do Teatro de Anônimo do Rio de Janeiro foi desenvolvida a partir do repertório de várias apresentações do grupo. O espetáculo possui um modular multifacetado, atendendo às mais diversas ocasiões e faixas etárias.
O Teatro de Anônimo foi fundado em 1986 por estudantes secundaristas do subúrbio carioca. Os trabalhos do grupo estão sempre intrinsecamente ligados ao contexto social de seus componentes. As montagens e apresentações visam a qualificação profissional dos integrantes.
Uma história de devaneio O projeto Coletânea oferece a oportunidade ao público de acompanhar de perto como tem sido encaminhado o processo teatral do CPT ao longo de mais de dez anos. São cenas que fizeram parte de algum Prêt-à-Porter (em francês, pronto para usar).
Nesta sexta-feira, o CPT vai reunir três histórias. Uma delas é a Estrela da Manhã, com Emerson Danesi e Kaio Pezzutti. O centro é o personagem Yuriê, um transexual que sonha com seios de Madonna. Ele está no consultório do doutor Jairo, um cirurgião plástico que vem acompanhando seu caso há algum tempo.
A segunda história é o Ponto Sem Retorno, com Emerson Danesi e Marcelo Szpektor. Na festa de reencontro da turma de 93, Alex e Cláudio, após tanto tempo separados, descobrem com suas lembranças a importância dessa amizade.
Por último vem o Poente do Sol Nascente, com Emerson Danesi e Suzan Damasceno. Fala de uma garota de programa que tenta em vão estabelecer contato com seu entediado cliente. Os três trabalhos buscam a sensibilidade, o sentimento, o paciente fazer do homem, o gesto perdido, a palavra esquecida, o encontro fortuito. A intenção é resgatar momentos fugidos, migalhas da vida que um dia foram.
Encontro de Teatro de Rua Debates, espetáculos e lançamentos de livros fazem parte das atividades do Primeiro Encontro para Reflexão do Teatro de Rua do Nordeste, que começa na capital paraibana também nesta sexta-feira (22), às 16h, no Ponto de Cem Réis. A programação do evento segue até o domingo (24) em outros espaços como o Galpão Usina de Arte, Praça Dom Adauto e Feirinha de Tambaú. A iniciativa tem o patrocínio da Funjope e foi inserida dentro do projeto Outubro do Teatro. A organização é dos grupos Quem Tem Boca é Pra Gritar e do Bigorna da Paraíba, com apoio do Sebrae.
Confira abaixo a programação dos próximos espetáculos:
Sexta-feira (22/10)
Horário: 16h30
Local: Ponto de Cem Réis
Atração: Intermezzo/Teatro Anônimo-Rio de Janeiro-RJ
Horário: 19h10
Local: Teatro Armando Monteiro Neto Sesi
Atração: Prê à Porter-Coletânea 2/CPT-Centro de Pesquisa Teatral e Grupo Macunaíma de Teatro
Evento inserido na programação: Primeiro Encontro para reflexão do Teatro de Rua do Nordeste
Local: Ponto de Cem Reis
Horários:
16h apresentação do espetáculo de abertura
17h abertura Oficial do Encontro, comconvidados e patrocinadores
18h às 19hh30 jantar
Local: Galpão Usina de Arte
Horário: 19h30 às 22h abertura dos trabalhos (1º parte do Panorama e apresentação dos representantes dos grupos)
Sábado (23/10)
Horário: 19h10
Local: Teatro Armando Monteiro Neto SESI
Atração: Prê à Porter-Coletânea 2/CPT-Centro de Pesquisa Teatral e Grupo Macunaíma de Teatro
Evento inserido na programação: Primeiro Encontro para reflexão do Teatro de Rua do Nordeste
Local: Galpão Usina de Arte
Horário: 8h às 11h 2º parte do Panorama e apresentação dos representantes dos grupos
Local: Praça Dom Adauto (Centro Histórico)
11h: 00 às 11h: 40 mais programação
12h almoço
Local: Galpão Usina de Arte
Das 14h às 18h Debate: Perspectivas do Teatro de Rua no Nordeste
18h às 20h jantar
20h às 23h lançamento dos livros: Teatro de Rua No Brasil, de Licko Turle ( RJ) e do Manual Básico Para Teatro De Rua, de Marcos Cristiano (BA); programação cultural
Domingo (24/10)
Horário: 19h10
Local: Teatro Armando Monteiro Neto Sesi
Atração: Quem Não Feriu Seu Limite? Numa Ciro
Evento inserido na programação: Primeiro Encontro para reflexão do Teatro de Rua do Nordeste
Local: Galpão Usina de Arte
Horários:
8h às 12h elaboração da carta com metas e decisões para os próximos encontros
12h às 14h almoço
Local: Feirinha de Tambaú
Horário: 15h – espetáculo de encerramento No dia em que Judas foi traído