Cantor Zé Ramalho faz show no Cabo Branco nesta sexta
A Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), através da Secretaria de Educação e Cultura (Sedec), realiza nesta sexta-feira (24), um show nas areias da praia do Cabo Branco com o cantor e compositor paraibano Zé Ramalho. O evento está marcado para começar às 20h. O show faz parte das comemorações do Ano Cultural Zé Ramalho.
Momento antes do show os alunos vencedores do Festival de Música, que foi realizado no auditório da Estação Cabo Branco Ciência, Cultura e Artes, vão se apresentar no palco principal e receberão das mãos de Zé Ramalho, que é o homenageado do no Cultural, um teclado. Haverá também a exibição, em telões, de vídeos documentários sobre a história do cantor.
Durante todo o ano os alunos da rede municipal desenvolveram diversas atividades, sempre voltadas para obras de Zé Ramalho, tais como: Prêmio Estudante Destaque produção de poemas com tema Trilhando o imaginário de Zé Ramalho; Festival de Música produção musical inspirada na obra de Zé Ramalho; e Prêmio Projeto Interdisciplinar Música Paraibana na Escola.
Estrutura Para o show de Zé Ramalho, a PMJP está montando uma mega estrutura com um palco de 18×14 metros quadrados, nas areias da Praia do Cabo Branco, na altura da Avenida Beira Rio. Três telões serão disponibilizados para o público, 80 banheiros químicos, sendo quatro adaptados para deficientes físicos, e um espaço para 80 mil pessoas. a apresentação também contará com o apoio das polícias Militar e Civil, Corpo de Bombeiros, Samu, além de 50 seguranças de uma empresa particular.
Zé Ramalho – Com mais de 30 anos de carreira e 23 discos gravados, Zé Ramalho é um ícone da música popular brasileira. Dotado de uma voz forte e um sentido lírico único, o cantor foi responsável por um dos capítulos mais instigantes da música popular brasileira de raízes nordestinas. Influenciado pela poética dos Beatles e dos Rolling Stones, entranhada com as referências absurdas de repentistas como Zé Limeira e Pinto do Monteiro, o paraibano recheou suas letras com doses de realismo fantástico típicas do imaginário coletivo nordestino. O resultado é a fusão moderna de rock com xaxado e galope à beira-mar.
Zé Ramalho já recebeu diversos discos de ouro e indicações ao Grammy Latino com trabalhos como o CD e DVD Zé Ramalho canta Bob Dylan, lançado em 2008. O trabalho, indicado em 2009 na categoria melhor disco de rock, trouxe versões de sucessos do ídolo americano. Nesse álbum, Zé Ramalho apresenta uma fórmula musical de sua criação: MPB + Pop + Nordeste, aplicada às canções que permearam sua juventude, sonhos e desilusões. Em 2001, outro álbum do artista, Nação Nordestina, foi indicado ao Grammy como melhor álbum de música regional.
Projeto Ano Cultural Essa é quarta edição do Ano Cultural, que teve início em 2007 homenageando personalidades paraibanas que se destacam no cenário cultural brasileiro. O primeiro instituído foi o Ano Cultural Ariano Suassuna; em 2008, o Ano Cultural José Lins do Rego e em 2009 o Ano Cultural Sérgio de Castro Pinto.
Esse ano o projeto está sendo intitulado Ano Cultural Zé Ramalho, uma homenagem a um artista que amplia a visibilidade do Estado da Paraíba com sua música, que rompe as fronteiras regionais e cumpre seu papel de expressão universal. Sua obra se fará presente no cotidiano das escolas da rede municipal de ensino como subsídio para ações educacionais e culturais a serem desenvolvidas por estudantes de todos os níveis da educação municipal.