‘Outubro do Teatro’ volta aos palcos da Capital nesta sexta
A programação do Outubro do Teatro este ano inclui grupos convidados do Rio de Janeiro, São Paulo, Brasília, Bahia, Ceará, Goiânia, além de peças com direção estrangeira, de países como Colômbia e Nigéria. As encenações começam já nesta sexta-feira (15) e seguem até o próximo dia 24. Ao todo são 14 espetáculos, além de apresentações resultantes de duas oficinas, ministradas dentro do período. A realização é da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), através da Fundação Cultural (Funjope).
Nesta sexta-feira, a partir das 19h10, no Teatro Armando Monteiro Neto do Sesi, o público poderá assistir ao espetáculo Rebu, do Teatro Independente do Rio de Janeiro (RJ). O grupo tem representado o Estado de origem nos principais festivais do Brasil e do mundo. A peça conta a história de Matias e Bianca, que são recém-casados e moram em uma casa em meio a um descampado. A trama se desenrola na rivalidade da esposa com os parentes do marido. No trabalho, a encenação vem como uma espécie de ode ao cinema.
O Teatro Armando Monteiro Neto também recebe, desta vez no sábado (16), o espetáculo de dança My exile is in my head, com direção do bailarino Qudus Onikeku, natural de Lagos (Nigéria). A apresentação está marcada para começar a partir das 19h10.
Eldorado – No domingo, a partir das 19h30, ainda no Teatro Armando Monteiro, é a vez da peça Eldorado, do Teatro Oda, oriundo de Campinas (SP). O espetáculo conta a história de um cego que, acompanhado por uma Menina, busca encontrar o que nenhum homem pôde jamais achar: Eldorado. A encenação nasce da observação da realidade, da interação com construtores e tocadores de rabeca, instrumento presente em muitas manifestações da cultura popular brasileira. A direção e iluminação são de Marcelo Lazzaratto.
Invadir a cidade, propondo uma ruptura lúdica do cotidiano. Essa é a proposta do espetáculo Dom Quixote, do grupo Teatro Que Roda, de Goiânia (GO), que se apresenta na próxima segunda-feira, no Ponto de Cem Réis, a partir das 16h30. Na encenação, o personagem consagrado de Miguel de Cervantes vem oferecer ao cidadão uma possibilidade de jogo, um momento de quebra da linearidade do dia-a-dia. A utilização de um segmento do centro da cidade para a encenação das aventuras diz respeito à compreensão de que a realidade urbana exige os rompimentos dignos do clássico espanhol. A direção é do doutor e professor André Carreira.
Destaque Um dos destaques da programação deste ano no Outubro do Teatro é o trabalho desenvolvido pelo Centro de Pesquisa Teatral e Grupo Macunaíma de Teatro (CPT), do diretor Antunes Filho. Trata-se de um dos mais badalados grupos do gênero no Brasil. Há mais 30 anos a companhia não vem a João Pessoa com o espetáculo que rodou o mundo, chamado Macunaíma. Desta vez, os artistas estão trazendo à capital um trabalho exercício, em duas apresentações, nos dias 22 e 23.
O CPT vai encenar em João Pessoa Prê-à-Porter – Coletânea 2, a partir das 19h10, no Teatro Armando Monteiro Neto. O trabalho faz parte do projeto Coletânea e tem como objetivo levar aos espectadores cenas que fizeram parte de algum Prêt-à-Porter, que é uma história de devaneio, entre sonho e realidade.
Oficinas A programação do Outubro do Teatro oferece ainda formação, por meio de duas oficinas. Uma delas é intitulada Do we need Coca-Cola to dance? (Precisamos de Coca-Cola para dançar?). As aulas serão ministradas na segunda-feira (18), das 9h às 12h, e também às 14h, no Teatro do Sesi.
Essa primeira oficina tem o objetivo de levar a dança contemporânea para espaços não convencionais. Neste caso, a rua será palco para a apresentação dos resultados. Os interessados em participar dessa atividade de formação devem enviar currículo para a chefe de Divisão de Dança da Funjope, Ângela Navarro (inhanavarro1@yahoo.com.br). São 15 vagas, divididas entre as áreas de dança, teatro e circo.
Quem vai ministrar a oficina é o nigeriano Qudus Onikeku. Aos 17 anos, ele foi para a França, onde se graduou na Escola Superior Nacional de Artes Circenses, tendo se formado como bailarino e acrobata com bolsa integral do governo francês.
A outra oportunidade de formação dentro do Outubro do Teatro será a oficina Teatro Varasanta. Ela será ministrada no Sesi, na quarta-feira (20), e na quinta-feira (21). O ministrante é Fernando Montes. Durante o trabalho, a atenção será concentrada na relação-ação entre o corpo físico e o corpo interior.
As aulas do Teatro Varasanta vão tratar a expressão por meio de elementos fundamentais da vida orgânica, tais como impulso, energia, centro, fluidez, equilíbrio, capacidade de reação, precisão, ritmo e contato. Estão disponíveis 20 vagas para atores, artistas e pessoas interessadas no corpo como veiculo de expressão.
Fernando Montes se formou em Paris (França), com Jacques Lecoq, Mónica Pagneux e Ryzard Cieslak, e em Pontedera (Itália), sob a direção do mestre Jerzy Grotowski e Maud Robart. Ele é um dos poucos latino-americanos ainda em atividade que integrou a última fase do trabalho de Grotowski Arte como Veículo.
Confira abaixo a programação completa dos espetáculos:
Sexta-feira (15/10)
Horário: 19h10
Local: Teatro Armando Monteiro Neto Sesi
Atração: Rebu/Teatro Independente Rio de Janeiro – RJ
Sábado (16/10)
Horário: 19h10
Local Teatro Armando Monteiro Neto Sesi
Atração: My exile is in my head- Qudus Onikeku / Lagos – Nigéria
Domingo (17/10)
Horário: 19h10
Local: Teatro Armando Monteiro Neto Sesi
Atração: Eldorado/Teatro Oda Campinas SP
Segunda-feira (18/10)
Horário: 16h30
Local: Ponto de Cem Réis
Atração: Dom Quixote/Grupo Teatro Que Roda Goiânia-GO
Horário: 19h10
Local: teatro Armando Monteiro Neto Sesi
Atração: Casa de Ferro/Grupo Estado Dramático – Salvador-BA
Terça-feira (19/10)
Horário: 16h30
Local: Ponto de Cem Réis
Atração: Performance do resultado do Workshop, com a participação de atores e bailarinos de João Pessoa
Horário: 19h10
Local: Teatro Armando Monteiro Neto Sesi
Atração: Fragmentos de Liberdade/ TeatroVarasanta – Bogotá – Colômbia.
Quarta-feira (20/10)
Horário: 16h30
Local: Ponto de Cem Réis
Atração: Seja Noite ou Seja Dia, Viva o Palhaço Alegria/Carroça de Mamulengos -Juazeiro do Norte – CE
Horário: 19h10
Local: Teatro Armando Monteiro Neto Sesi
Atração: O Cano/ Udi Grudi – Brasília-DF
Quinta-feira (21/10)
Horário: 16h30
Local: Ponto de Cem Réis
Atração: Gorgônio e Rapadura/ Udi Grud – Brasília – DF
Horário: 17h30
Local: Ponto de Cem Réis
Atração: História de Teatro e Circo/Carroça de Mamulengos – Juazeiro do Norte-CE
Horário: 19h10
Local: Teatro Piollin
Atração: Ensaio aberto- Retábulo/Grupo Piollin – João Pessoa -PB
Sexta-feira (22/10)
Horário: 16h30
Local: Ponto de Cem Réis
Atração: Intermezzo/Teatro Anônimo-Rio de Janeiro -RJ
Horário: 19h10
Local: Teatro Armando Monteiro Neto Sesi
Atração: Prê-à-Porter – Coletânea 2/CPT – Centro de Pesquisa Teatral e Grupo Macunaíma de Teatro
Sábado (23/10)
Horário: 19h10
Local: Teatro Armando Monteiro Neto Sesi
Atração: Prê-à-Porter – Coletânea 2/CPT – Centro de Pesquisa Teatral e Grupo Macunaíma de Teatro
Domingo (24/10)
Horário: 19h10
Local: Teatro Armando Monteiro Neto Sesi
Atração: Quem Não Feriu Seu Limite? Numa Ciro