Festival encerra ações pelos 20 anos do ECA nesta sexta
O IV Ecarte – Estatuto da Criança e do Adolescente através da Arte será realizado pela Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes) na próxima sexta-feira (30), a partir das 13h, no auditório da Estação Cabo Branco Ciência, Cultura e Artes. Com o tema Direito à saúde e à vida, sem drogas, o evento encerra o calendário de atividades comemorativas pelos 20 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).
O Ecarte é um festival de arte realizado no mês do aniversário do ECA, onde as crianças e adolescentes atendidos pelo Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti) da Prefeitura de João Pessoa (PMJP) apresentam, através de espetáculos teatrais, de música, de dança ou artes plásticas, o que foi compreendido por eles acerca de seus direitos e deveres garantidos pelo Estatuto, em atividades realizadas nos 32 núcleos do programa nesse período.
Ao todo serão apresentados 20 espetáculos de teatro, música e dança, no auditório da Estação Cabo Branco. Mais 50 trabalhos de artes plásticas, como esculturas, pinturas em tela, máscaras, gravura em tela e papel, desenhos e instalações ficarão expostos no Salão Panorâmico. Nesta edição, também serão expostas 400 poesias e cordel, ligadas ao tema drogas. Toda produção artística exibida no Festival foi criada e executada pelos próprios alunos, com apoio dos monitores do Programa. O Festival é aberto ao público.
A diretora de Organização Comunitária e Participação Popular da Sedes, Cassandra Figueiredo, explica que o Festival é resultado de uma integração do Peti, através dos seus núcleos, com os Centros de Referência de Cidadania (CRCs). O Ecarte é fruto de um trabalho de arte-educação que propicia a edificação de um conhecimento mais complexo e mais humano. Através da exploração da criatividade e reconhecimento de potencialidades artísticas, o educando passa a assimilar e consequentemente expressar o que foi apreendido, isso tudo de forma lúdica e prazerosa. Neste festival entramos em contato com a expressão do conhecimento e sentimentos apreendidos, através da linguagem, cênica, plástica e musical, contribuindo assim para uma educação cidadã, destacou Cassandra.
A diretora lembra que todos os anos, como parte da programação do Ecarte, além das atividades artísticas acontecem Rodas de Diálogos aberto ao público interessado, sobre os direitos da criança e do adolescente, assim como informações sobre os mecanismos existentes de garantia desses direitos. Este ano, ao abordamos a questão da saúde, estamos dando ênfase à questão das drogas, em especial o crack, por se tratar de algo presente em nossa sociedade, nas localidades em que trabalhamos e que afeta diretamente toda estrutura familiar, incluindo a saúde da família, finalizou.
Após o Festival, os trabalhos de artes plásticas também serão expostos no Casarão 43, Paço Municipal, Biblioteca Central da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e no Centro Administrativo Municipal. O IV Ecarte conta com o apoio do Instituto Alpargatas.
Programação:
Espetáculos de Teatro/Núcleo:
1. Drogas não escolhe cor, raça e nem classe social CRC do Cristo
2. Asas da Imaginação Centro Livre Meninada V
3. Arte é Vida Centro Livre Meninada II
4. De bem com a vida CRC dos Funcionários
5. Cordel da Arca Arca Ilha do Bispo
6. Estrelas do Amanhã CRC dos Bancários
Espetáculos de Dança/Núcleo:
1. Brasil mostra tua cara Centro Livre Meninada III
2. Danças Folclóricas CRC de Mandacaru
3. Capoeira Axé é Vida CRC Jardim Veneza
4. Adolescentes em ação Casa Pequeno Davi
5. Sementes do Amanhã Casinha
6. Anjos de Deus Associação São José
Espetáculos de Música/Núcleo:
1. Herdeiros do Futuro CRC de Cruz das Armas
2. Paradia – Drogas Santa Clara
3. Água Olho do Tempo
4. Jogral Sal e Luz Gêneses
5. Sarau Poético Patrícia Tomaz
Espetáculos de Dança e Música/Núcleo:
1. Resgatando o Coco de Roda Muçumagro
2. Embolada Mumbaba
3. Rap Centro Livre Meninada I