Secretaria promove etapa de formação para professores do Ensino Fundamental
A Secretaria de Educação e Cultura (Sedec) da Prefeitura Municipal de João Pessoa realiza nesta terça (11) mais uma etapa da Formação Continuada dos Professores Especialistas Ensino Fundamental I e II. A capacitação acontecerá no auditório da Reitoria da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), nos turnos da manhã e da tarde. À noite, as aulas serão ministradas no anexo do Centro de Capacitação dos Professores (Cecapro), situado na Avenida Beira Rio, 3240.
Estarão reunidos cerca de 300 especialistas, entre psicólogos, pedagogos e assistentes sociais que atuam nas escolas e Centros de Referência em Educação Infantil (Creis) da rede municipal de ensino. A formação tem como objetivo subsidiar os especialistas da rede municipal para uma melhor sistematização de sua prática, especialmente com relação ao processo de ensino e aprendizagem escolar em uma perspectiva de educação inclusiva, explica Olisangele Duarte, coordenadora da divisão do ensino fundamental I da Sedec.
Programação – Durante a manhã, participarão os especialistas das escolas e Creis que fazem parte dos Pólos 1, 4, 6, e 7. À tarde será a vez das escolas dos Pólos 2 , 3, 5, 8 e 9 e à noite, dos especialistas ligados ao Ensino de Jovens e Adultos (EJA) de todos os Pólos. Os especialistas do ensino fundamental I e II discutirão a temática Líderes escolares e a promoção do trabalho colaborativo, que será o foco da palestra da professora Windz Ferreira.
Essa etapa vai encerrar o ciclo de atividades em torno dessa temática. O principal objetivo da formação nesse período foi criar um ambiente onde pudéssemos discutir o trabalho em equipe, a formação de redes e a necessidade da aplicação desses conceitos dentro de sala de aula. É importante lembrar que hoje já podemos observar estas práticas nas unidades de ensino, comentou Olisangele Duarte.
Para uma melhor aplicação destes trabalhos nas escolas e Creis, foram convidados representantes da direção de cada unidade de ensino para participar da palestra, fortalecendo o sentido de trabalho colaborativo em que se insere esse eixo da formação. Já os profissionais que atuam ligados ao Ensino de Jovens e Adultos darão continuidade ao ciclo de debates em torno das mudanças curriculares inerentes ao módulo de ensino. Durante a formação será realizada a palestra do professor Erenildo, sobre o tema EJA: Construindo a proposta curricular.