Brasil Alfabetizado reúne equipe para encontro inaugural do semestre
O Programa Brasil Alfabetizado, iniciativa do Ministério da Educação (MEC) executada pela Secretaria de Educação e Cultura (Sedec), realiza neste sábado, a partir das 8h, no auditório do Centro Administrativo Municipal (CAM), a primeira reunião desse semestre com os alfabetizadores e entidades parceiras do Programa. Estarão presentes cerca de 100 pessoas e entidades como igrejas, associações, centros da juventude e centros de cidadania que tornam possível a aplicação do programa em João Pessoa.
A programação terá início com a apresentação cultural do músico Adeildo Vieira. Em seguida, haverá a abertura oficial com as autoridades presentes. Na seqüência, o professor Alder Júlio, da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), fará uma palestra com a temática Que saberes reclama o educador na freiriana visão de autonomia.
O Brasil Alfabetizado tem como objetivo promover o acesso à educação como um direito de todos em qualquer momento da vida. Seu projeto de atuação prevê a alfabetização de jovens e adultos no período de oito meses, enfatizando a qualidade e o maior aproveitamento dos recursos públicos investidos na educação de jovens e adultos.
Atualmente, são atendidos pelo programa cerca de 2.300 pessoas que por diversos motivos ainda não foram alfabetizadas. O Programa Brasil Alfabetizado tem assumido um importante papel na educação em João Pessoa, resgatando para os estudos pessoas que nunca tiveram contato com as escolas e transformando em salas de aulas ambientes que já eram do convívio desses pessoas, que é o diferencial do programa, comentou Maria do Rosário Bezerra, coordenadora do programa Brasil Alfabetizado pela Sedec.