Especialista ministra palestra sobre perfil profissional no mercado de trabalho

Por - em 600

Como estratégia de melhorar o serviço que desenvolve e o atendimento à população, a Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur) promoverá nesta sexta-feira (14) a palestra intitulada “Competências que fazem a diferença”, com o professor doutor da Universidade de São Paulo (USP), Perboyre Sampaio. O especialista abordará durante a sua apresentação quais são os requisitos que um indivíduo precisa ter para desenvolver um bom trabalho. Representantes de todas as secretarias municipais deverão participar da atividade.

O evento será realizado no Auditório do Paço Municipal, localizado no Centro, a partir das 14 horas. Ele integra a série de atividades do programa “Costume de Casa vai à Praça”, que está sendo implantado na Emlur e que consiste no desenvolvimento de ações para formação e capacitação dos servidores.

A palestra que o professor ministrará faz parte da programação do seminário ‘Liderança para o Tempo Atual’, onde ele aborda vários temas com a intenção de traçar o perfil que o indivíduo precisa manter na atualidade. “A maioria dos indivíduos estão inadequados. Nossos funcionários não estão evoluindo e vivem no passado”, disse o professor doutor.

Perboyre Sampaio defendeu que atualmente não é suficiente para uma pessoa ter apenas o diploma de uma graduação. “É importante em um primeiro momento, mas depois fica superado”, argumentou, ressaltando que o indivíduo tem que ser dinâmico e não pode se acomodar. Ele defendeu ainda que o trabalhador atual deve estar apoiado em três pilares básicos, que são: necessidade de estar em sintonia com as tendências do tempo atual, ter criatividade e uma boa relação interpessoal. “Ele precisa ter humor e felicidade. Pessoas mau-humoradas não têm espaço”, destacou.

“O programa ‘Costume de Casa vai à Praça’ tem o intuito de favorecer a integração entre os funcionários, seus parceiros e o cidadão. Queremos promover o melhor atendimento e realizar o melhor trabalho possível, e, para isso, temos que investir na formação de nosso pessoal. Estamos nos preparando para receber muito bem o cidadão”, comentou a superintendente da Emlur, Laura Farias Gualberto.

Segundo o diretor Administrativo-financeiro da Emlur, Coriolano Coutinho, para promover a otimização do atendimento ao cidadão é necessário que haja um bom relacionamento interno de toda a gestão. “A percepção que o cidadão tem do produto ou serviço que recebe da instituição está diretamente ligada à percepção que o servidor tem da empresa onde trabalha”, destacou.

O palestrante é doutor em Medicina pela USP. Ele é chefe grupo de Cirurgia Plástica Funcional da Face da Clinica de Otorrinolaringologia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de São Paulo. Ele já participou em 429 congressos e eventos similares como conferencista, realização de trabalhos científicos, cursos práticos e teóricos de cirurgia.