Café do Vento e Rivotril na 3ª noite do Música do Mundo
As bandas Café do Vento (RN) e Rivotril(PE) são as atrações da próxima quinta-feira (27), a partir das 18h, quando acontece a terceira noite do Festival Música do Mundo, que prossegue até o próximo domingo (30), no palco instalado próximo ao Busto de Tamandaré, entre as praias de Tambaú e Cabo Branco, numa promoção da Prefeitura Municipal (PMPJ), por intermédio da sua Fundação Cultural (Funjope). O evento tem o patrocínio da Oi.
Café do Vento tem o seu trabalho direcionado na produção de músicas autorais, no entanto, não dispensa a elaboração de versões de composição clássicas, de grandes nomes da música mundial, a exemplo de Vivaldi, Ravel e Hermeto Pascoal. O grupo, que surgiu em 2002, já realizou dois registros em DVD, intitulados, Porco Mulo, com 45 minutos de imagens, divididas entre show e entrevista e Café por ele mesmo, com 20 minutos de duração. Este ano, o grupo lançou o álbum Calangotango, com 11 faixas, na Casa da Ribeira, em Natal.
Já a Rivotril, segunda atração da noite, existe há um ano e meio e é formada pelos músicos Eluizo Junior, no sax, flautas e teclado; Rafael Duarte, no contrabaixo elétrico, e Lucas dos Prazeres, na percussão. O trio segue o desafio de fazer música instrumental com bom humor e qualidade. Há alguns meses, a Rivotril vem preparando seu espetáculo denominado Curva de Vento e nele os três músicos mesclam o contrabaixo elétrico a elementos de sopro e percussão, fazendo uma costura instigante de suas composições autorais.
O grupo tem fortes influências da música erudita, do rock dos anos 70, do jazz e dos ritmos afro-brasileiros. O álbum de estréia da banda, intitulado Curva de Vento, está em fase de finalização, e conta com participações de Naná Vasconcelos, Spok, Fabinho Costa e Yuri Queiroga.