Emlur lança Praia Limpa para higienizar orla da Capital
A campanha Praia Limpa deste ano foi lançada no domingo (6) no Busto de Tamandaré, entre as praias de Tambaú e Cabo Branco. O evento contou com a participação do prefeito de João Pessoa, Ricardo Coutinho (PSB), que destacou a relevância do projeto. A iniciativa, coordenada pela Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur), desenvolverá ações de limpeza e educação ambiental em toda a extensão da orla marítima da Capital, durante o período do verão. Em 2008, a campanha o slogan é Tá limpeza? Então tá limpo.
A animação da festa ficou por conta do grupo de percussão da Emlur, o Baticumlata, que usou objetos retirados do lixo ao fazer música e chamar a atenção para a necessidade de promover o reaproveitamento de materiais. Na apresentação de domingo, o Baticumlata contou com o reforço do grupo de hip-hop do Projeto Agente Jovem. Os garotos dançaram ao som da fusão de ritmos, dando um brilho maior ao espetáculo.
Conscientização Logo após o lançamento, um grupo formado por 10 educadores ambientais, 40 fiscais da Autarquia e 75 alunos do Projeto Agente Jovem coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes) começou a trabalhar. Eles abordaram a população falando da necessidade de manter a praia limpa e dos problemas que são acarretados ao se jogar lixo em local inadequado. Além disso, houve a distribuição de saquinhos de mão e para colocar no câmbio de automóvel, onde as pessoas puderam depositar os resíduos produzidos por elas.
A abordagem da campanha será realizada durante os finais de semana até o mês de março. Além das ações na orla, também haverá atividades nos principais corredores que dão acesso à área. Paralela a ação de educação ambiental, o trabalho de limpeza na região será intensificado. Atualmente, ele é realizado por 60 agentes de limpeza que se revezam durante os três turnos. Agora, esse número será ampliado para 90 pessoas.
O diretor Administrativo Financeiro da Emlur, Coriolano Coutinho, defendeu que a iniciativa é um passo importante para a limpeza urbana de João Pessoa. Com a campanha Praia Limpa, nos meses de janeiro, fevereiro e março, vamos conscientizar não só os bares e restaurantes mas também toda a população e, principalmente, o turista sobre a limpeza nas praias, comentou, lembrando que nessa época do ano a movimentação na orla aumenta significativamente, devido a chegada dos turistas atraídos pela estação do sol.
Alerta De acordo com Laura Farias Gualberto, superintendente da Emlur, a campanha educativa tem o objetivo de chamar atenção da população para os problemas gerados pela sujeira, que é depositada na areia e dentro da água. Ela informou que a intenção é mostrar que o lixo gera vários transtornos, acarreta doenças e ainda afasta os turistas da cidade.
Através da campanha, visamos provocar a mudança de atitude da população, que além de não sujar, se tornará a nossa fiscal e orientará aqueles que jogam lixo em local inadequado, comentou, acrescentando que este ano o Praia Limpa conta com a parceria dos barraqueiros que trabalham na área da orla.