Samu da Capital treina equipe que vai atuar na futura base de Bayeux
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu/192) de João Pessoa iniciou, na última segunda-feira (14), o treinamento em atendimento pré-hospitalar dos profissionais que vão atuar na base do Samu Metropolitano em Bayeux.
Uma nova base do Samu Metropolitano contará com Unidades de Suporte Básico e será instalada naquela cidade, numa parceria entre o Governo Federal, Prefeitura de João Pessoa e Prefeitura de Bayeux. A previsão é que a base seja implantada no mês de março em área ainda a ser definida.
A capacitação acontece de segunda a sexta-feira nos turnos da manhã e tarde, no Núcleo de Educação em Urgência do Samu, que fica no Centro Administrativo Municipal (CAM), bairro de Água Fria. O curso terá duração de um mês e conta com a participação de 24 motoristas e enfermeiros, que concorrerão a 12 vagas para atuar na base do Samu em Bayeux. A seleção está a cargo de uma equipe multiprofissional do Samu João Pessoa e obedece a critérios técnicos e práticos.
O Samu/JP é considerado referência nacional e já promoveu treinamento para as equipes do Samu dos municípios paraibanos de Sousa, Patos, Pombal, Cabedelo e Condado. De acordo com o instrutor do Samu/JP, Walber Frazão Júnior, os participantes serão preparados sobre o processo de atendimento de urgência, a legislação pertinente à condução de veículos de emergência e como estabilizar o quadro de uma vítima até a sua chegada numa Unidade de Suporte Avançado.
Entre os módulos que já foram aplicados estão Sistema Saúde Local e serviços relacionados, Política Nacional de Atenção às Urgências, Anatomia e Fisiologia, Oxigenioterapia e Ficha de Regulação Médica. Em um dos módulos, os participantes receberam instruções sobre o código internacional Q para o uso do rádio na comunicação entre a Central de Regulação Médica e as Unidades Móveis de Atendimento.