Paratibe prestigia inauguração de novo Crei para 120 crianças
A comunidade de Paratibe participou na manhã desta segunda-feira (31) da inauguração oficial do Centro de Referência em Educação Infantil (Crei) Professora Marinete Paiva Fernandes de Oliveira, localizado na Rua Oscar Sobrinho, s/n, naquele bairro. Crianças e adultos ocuparam todas as dependências da nova creche que vai atender em até 120 crianças entre 2 e 6 anos de idade. A unidade vai funcionar das 7h às 17h, de segunda a sexta-feira, oferecendo atividades pedagógicas e recreativas, cinco refeições diárias e cuidados de higiene.
O prefeito da Capital, Ricardo Coutinho (PSB), disse na ocasião que a meta da Prefeitura de João Pessoa (PMJP) é colocar nos Creis todas as crianças da Capital em situação de risco social ou afastadas de centros educacionais, para poder dar a elas a oportunidade de se desenvolverem dignamente. Aqui eles terão contato com a educação infantil, acesso aos números e às letras e isso possibilitará que cheguem com mais capacidade de aprendizado no Ensino Fundamental e, assim, progredir na vida, ressaltou Ricardo.
Estrutura Todos os Creis seguem um modelo padrão na estrutura, contendo quatro salas de aula, refeitório/recreio coberto, administração, rouparia, banheiros, cozinha, área de serviço e sala técnica. Além de professores, os Creis mantêm no quadro de profissionais monitores, berçaristas (nas 13 creches que têm berçários), lactaristas, cozinheiras, lavadeiras, auxiliares de serviço, psicólogas, assistentes sociais, pedagogos e nutricionistas.
Presentes à cerimônia de inauguração, vereadores, deputados, secretários municipais como a da Educação e Cultura (Sedec), Ariane Sá, e a comunidade em geral. Presente também a família da professora Marinete Paiva, que deu nome ao Crei de Paratibe.
Tranqüilidade Enquanto os adultos conheciam as dependências da creche, as crianças corriam de um lado para o outro e brincavam nos brinquedos do recreio coberto. Alessandra da Silva, mãe de Thalisson de apenas três anos, disse que desde quando o equipamento estava em construção, ao passarem pela frente o garoto pedia a Deus que guardasse a vaga dele nessa creche.
Sempre que voltávamos da igreja e passávamos aqui em frente, meu filho dizia para papai do céu guardar a vaguinha dele. Hoje estamos aqui para conhecer e ele está adorando. Nunca tinha visto um lugar tão bom e bonito para eu deixar meu filho. Agora posso ficar em paz para procurar emprego, pois ele estará em boas mãos, disse Alessandra.