Cine Volante exibe três curtas de jovens diretores paraibanos, em abril
Dentro da nova temporada do Projeto Cine Volante, a programação do mês de abril traz o tema De perto ninguém é normal, com a exibição de três documentários em curtas-metragens de jovens diretores paraibanos, que retratam o cotidiano de personagens anônimos do estado, com histórias de vida muito peculiares.
Os vídeos, que serão exibidos a partir da próxima terça-feira (8), na Escola Marista Champagnat de João Pessoa, são Condutor de Metais, de Alexandre Macedo; O Guardador, de Diego Benevides e Instrumento detector de alguma coisa, de Otto Cabral, numa promoção da Prefeitura Municipal (PMPJ), por intermédio da sua Fundação Cultural (Funjope).
Sinopses O vídeo Condutor de Metais, de Alexandre Macedo, lançado em 2007, tem 18 minutos de duração e retrata do cotidiano de Sinval, um catador de metais que ganha a vida no Centro Histórico de João Pessoa e que, além de colecionar moedas e cédulas antigas, possui uma linguagem muito peculiar. O vídeo foi recentemente selecionado e exibido na 7ª Mostra do Filme Livre 2008, ocorrida no Rio de Janeiro, de 19 de fevereiro a 9 de março deste ano.
O vídeo O Guardador, de Diego Benevides, lançado em 2007, com 8 minutos de duração, mostra um funcionário do laboratório de Anatomia da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) que tem muitas histórias a contar. O vídeo, considerado o melhor entre os paraibanos no Fest Aruanda 2007, foi selecionado recentemente para o festival Cine-Pe, que será realizado de 28 de abril a 4 de maio, no Centro de Convenções Recife (PE).
Já o vídeo Instrumento detector de alguma coisa, de Otto Cabral, também lançado em 2007, tem 9 minutos de duração e mostra que no mundo tudo já está disseminado. O curta ganhou o prêmio de melhor vídeo-documentário no Festival Vitória Cine Vídeo, ocorrido em Vitória (ES), em novembro passado. Além dos prêmios de melhor vídeo experimental, no Festival Comunicurtas, ocorrido em Campina Grande, e 2° melhor vídeo, no Festival Curta Natal, realizado na cidade de Natal (RN). Recentemente foi selecionado para o Cine Ceará.
Cine Volante É um projeto realizado Funjope desde 2005, que leva a sétima arte às comunidades da Capital, tendo como objetivo proporcionar a circulação da produção audiovisual brasileira junto à população. O projeto, que já ganhou o reconhecimento do público, explora diferentes temáticas, tendo atendido cerca de cinqüenta bairros, além das diversas exibições extras, com filmes de curta-metragem, principalmente de realizadores paraibanos.
Programação de abril:
Terça-feira (8), 19h30 – Escola Marista Champagnat de João Pessoa, localizada na Praça da Independência, 150, Centro.
Quarta-feira (9), 19h30 – Escola Estadual Osvaldo Pessoa, no Conjunto Ernani Sátyro.
Quinta-feira (10), 17h30 – Autarquia Municipal Especial de Limpeza Urbana – EMLUR, no Bairro dos Estados.
Quinta-feira (10), 17h30 – Praça São Gonçalo, Torre
Segunda-feira (14), 19h30 – Escola Municipal Frei Afonso, Róger
Terça-feira (15), 16h – Centro Livre Meninada, Jaguaribe
Terça-feira (15), 19h30 – Associação Comunitária do Jardim Veneza, Bairro Jardim Veneza
Quarta-feira (16), 19h30 – Associação dos Moradores do Conjunto dos Bancários, Bairro dos Bancários
Quinta-feira (17), 14h – Centro de Atenção Integral a Saúde do Idoso (CAISI), Tambiá
Terça-feira (22), 19h30 – Associação dos Docentes da UFPB, exibição no Shopping Sul, Bancários
Quarta-feira (23), 19h30 – Atelier Multicultural Elionai Gomes, Ladeira da Borborema, 101, Varadouro
Quinta-feira (24), 19h30 – Escola Municipal Padre Leonel da Franca, no Geisel
Sexta-feira (25), 19h30 – Associação dos Moradores do João Paulo II Rua Zélia de Oliveira Farias, S/N
Terça-feira (29), ás 09h – Associação dos Moradores do Conjunto Funcionários IV, nos Funcionários IV
Mais informações na Divisão de Audiovisual da Funjope, localizada na Praça Antenor Navarro, n° 06, ou pelo telefone 32189707, ramais 44 ou 35, ou ainda pelo e-mail divisaodeaudiovisual@yahoo.com.br .