João Pessoa, o destino turístico: Setur apóia visita de jornalistas
Jornalistas de alguns dos maiores veículos de comunicação do País estão em João Pessoa, participando do Famtour promovido pelo Tropical Hotel Tambaú em parceria com a Gol Linhas Aéreas, com o objetivo de estimular a mídia espontânea da Capital paraibana e cidades vizinhas com potencialidades turísticas. A ação teve início na quinta-feira (24) e conta com o apoio da Secretaria Executiva de Turismo (Setur) pessoense, mais a Prefeitura do Conde, PBTur, Associação Brasileira das Agências de Viagem (Abav-PB) e João Pessoa Convention e Visitors Bureau. A organização do evento calcula que se fosse pago custaria mais de R$ 1 milhão.
O Famtour ou Programa de Familiarização Turística tem objetivo apresentar um destino a pessoas formadoras de opinião, como jornalistas e agentes de viagem, afim de que eles possam falar, escrever e ainda vender a cidade de maneira mais verdadeira e consciente.
Participantes Deste Famtour participam jornalistas da Revista Gol, Hoje em Dia (MG), Zero Hora (RS), Revista Viagem Mais, Jornal do Brasil (RJ), Jornal de Brasília, Gazeta do Povo (PR), A Tarde (BA), Correio Popular (SP), Correio Brasiliense, Estado de São Paulo, Revista Planeta, Jornal do Comércio (PE), Diário de Pernambuco e Portal Gestur, um dos principais do segmento no Brasil.
Os profissionais estão percorrendo os diversos pontos turísticos de João Pessoa, como praias, Centro Histórico, projetos de melhoria da cidade em especial iniciativas que vão destacar a cidade no cenário nacional, a exemplo da Estação Ciência, Cultura e Artes, que está em fase de acabamento no Cabo Branco. Até este domingo (27), quando acaba o Famtour, ainda serão visitadas praias do Litoral Sul, na cidade do Conde; Mercado de Artesanato, em Tambaú; praias e a Fortaleza de Santa Catarina, em Cabedelo.
De acordo com a diretora de Marketing da Setur, Ruth Avelino, este é o maior Famtour dos últimos 15 anos. Desde 1991 não se organizava um evento deste porte, envolvendo importantes veículos de comunicação do País. Este é, sem dúvida, o método mais eficiente para divulgação de um destino turístico, pois causa muito mais efeito que um anúncio pago pelo Governo, comenta.
A Setur distribuiu entre os participantes CDs com fotos e ainda textos contendo datas importantes sobre a Capital, que teve recentemente o Centro Histórico reconhecido como patrimônio nacional pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). O Tropical Hotel Tambaú já programa para o segundo semestre deste ano, a realização de um novo Famtour, para a inauguração da Estação Ciência, Cultura e Artes, projetada pelo arquiteto Oscar Niemeyer.