Cineclube Casarão 34 apresenta o filme Sem Sol, na quinta-feira
As atividades do Cineclube da Unidade Cultural Casarão 34 têm continuidade na próxima quinta-feira (15), quando a sessão Sódoc exibirá, a partir das 19h, o documentário Sem Sol, de Chris Marker, com 100 minutos de duração e lançado na França em 1982. Agora em maio, a programação da sessão Sódoc homenageia o Mês do Artista Plástico, interagindo com o Salão Municipal das Artes Plásticas (Samap), que está em cartaz no Casarão 34. A realização é da Prefeitura de João Pessoa (PMPJ), por intermédio da sua Fundação Cultural (Funjope).
O Cineclube Casarão 34 divide-se em duas linhas de atuação: as sessões Sodóc, destinada exclusivamente a exibição de documentários do mundo inteiro, e a Alvo visual Diálogos com a imagem, que exibe filmes de diversas naturezas, a exemplo de vídeos experimentais de dança e arte, sempre com um debatedor convidado, e tem o objetivo de discutir a interação do cinema com outras linguagens artísticas.
Sinopse Misto de documentário e indagação estético-filosófica, em Sem Sol o espectador acompanha num transe quase hipnótico a narração das cartas escritas por um câmera que viaja pelo mundo, do Japão à Guiné Bissau, da Islândia aos Estados Unidos, e presencia uma meditação sobre o tempo e a memória tecida por Chris Marker.
O diretor Cineasta sempre inovador, Marker é considerado um mago das imagens e da montagem. Poucos cineastas conseguiram como ele imprimir um selo de modernidade numa obra vasta, que ultrapassa os limites de todos os gêneros, suportes e bitolas.
Começou a ser conhecido internacionalmente quando ele realizou La Jetée, em 1962. Este filme de ficção científica conta a história de uma experiência de viagem no tempo num futuro pós-nuclear. O filme foi a inspiração de Terry Gilliam para Os doze macacos (1995).
Depois de dirigir Sem Sol, Marker desenvolveu um profundo interesse pela tecnologia digital, que fez com que seus filmes Level 5 (1996) e Immemory (1998) fossem transformados em um CD-ROM multimídia interativo produzido em Paris. Chris Marker não concede entrevistas nem se deixa fotografar; quando lhe pedem uma fotografia, ele habitualmente oferece a de um gato.
Mais informações na Unidade Cultural Casarão 34, localizada na Praça Dom Adauto, 34, no Centro de João Pessoa, pelo telefone 3218-9708 ou ainda através do e-mail divisaodeaudiovisual@yahoo.com.br, em horário comercial.