Escolas municipais do Varjão e do Cristo fazem ato público pela paz
Professores e alunos das escolas municipais dos bairros do Varjão e Cristo Redentor fazem ato público nesta terça-feira (10) em defesa de uma cultura de paz. Cada unidade sairá em caminhada a partir das 15h em direção ao Campo do Padre, ao lado da Igreja São Francisco das Chagas, no Varjão. Vamos sensibilizar a comunidade sobre a importância de um espaço público de lazer, que congregue as famílias, promova mais encontros e diminua a violência que enfrentamos, explica Ana Lúcia Pedrosa Costa, diretora da Escola Durmerval Trigueiro Mendes.
O ato público faz parte das estratégias do Projeto Elos Educação cidadã: caminho para uma cultura de paz, que vem sendo desenvolvido pela Secretaria de Educação e Cultura (Sedec) nas 91 escolas da rede municipal de ensino, levando de forma integrada, dentro e fora das salas de aula, a busca por uma sociedade mais justa e mais pacífica.
As escolas envolvidas na atividade são: Durmeval Trigueiro Mendes, Leônidas Santiago, Padre Bartolomeu de Gusmão, Santa Ângela, Santa Emília de Rodat, Daura Santiago, Augusto dos Anjos, Agostinho Fonseca, Ubirajara Targino, Luiz Mendes e Américo Falcão. Essas unidades de ensino já estão trabalhando como Fórum Permanente pela Paz e Cidadania junto a comerciantes, escolas particulares, igrejas e outras instituições do Cristo e do Varjão.
Entre as iniciativas realizadas pelo Fórum estão a participação na semana de iniciação do Projeto Elos, a caminhada das escolas pela paz, além de encontros semanais para discussões dos problemas enfrentados pelos bairros em relação à violência e suas conseqüências. Estamos tirando diretrizes e ações solidárias que promovam a paz na nossa região, alunos e professores também estão se engajando em atividades extra-curriculares. Assim a paz deixa de ser um sonho e começa a virar realidade, prevê Jô Oliveira, coordenadora do Projeto Elos pela Sedec.