Quadrilhas juninas animam o ‘São João – O melhor da gente’

Por - em 381

O 12º Concurso de Quadrilhas Juninas ‘Arraial do Varadouro’ movimenta o Centro Histórico da Capital, como parte do ‘São João de João Pessoa – O melhor da gente’, que acontece de 21 a 29 de junho. Trinta e nove grupos já garantiram suas inscrições no concurso. A realização é da Prefeitura de João Pessoa (PMJP), por intermédio de sua Fundação Cultural (Funjope).

A décima segunda edição do Festival de Quadrilhas Juninas, que acontece na área interna do Conventinho, movimenta o evento com grupos de várias comunidades da Capital e cidades vizinhas, sempre a partir das 18h, de 21 a 24 deste mês, com as apresentações das concorrentes dos grupos A e B; no dia 25, o tablado das quadrilhas recebe grupos de toda a Paraíba, com o ‘Concurso Estadual de Quadrilhas’.

Programação – No sábado (21), se apresentam pela ordem as quadrilhas juninas ‘João Tota’, ‘Asa Branca’ e ‘Vira e Mexe’, todas do grupo B, além das concorrentes do grupo A como ‘Esperança no Ar’, ‘Nova Brasília’, ‘Lageiro Seco’, ‘Paraíba’, ‘Fogueirinha’ e ‘Aconchego’.

No domingo (22), é a vez das quadrilhas participantes do grupo A ‘Asa Branca’, ‘Zé Monteiro’ e ‘Xote Baião’, e ainda as integrantes do grupo B ‘Sanfona Branca’, ‘Balão Dourado’, ‘Lampião’, ‘Somos Unidos’, ‘Ribeirão’ e ‘Sucupira’.

Na segunda-feira (23), a noite de São João será animada pelas apresentações das quadrilhas do grupo B ‘São Mateus’, ‘Riacho Verde’, ‘Sacode Poeira’, ‘Macambira’, ‘Arralhandra’, ‘Luar da Ilha’, ‘Fricote’, ‘Coração Nordestino’, ‘Bafo de Bode’ e ‘Coração Matuto’.

Já a terça-feira (24), último dia de apresentação das concorrentes, conta com a participação das quadrilhas do grupo B ‘Força Jovem’, ‘Botiginha’, ‘Industrial’, ‘Pedra Branca’, Selva de Pedra’, ‘Pó de Serra’, ‘Cangaceiros do Sertão’, ‘Nova Geração’, ‘Tico Show’, ‘Arroxa o Nó’ e ‘Sertaneja’. Os concorrentes devem chegar ao Conventinho pelo menos 30 minutos antes da apresentação, conforme o regulamento da competição.

A noite da quarta-feira (25) está reservada a exibições do ‘Concurso Estadual de Quadrilhas Juninas’; já nos dias 26 e 27, a partir das 20h, o ‘Tablado das Quadrilhas’ recebe os trios de forró pé-de-serra ‘Tamborete de Forró’ e ‘Canto do Tetéu’, ambas do bairro de Jaguaribe, e ‘Aconchego do Forró’, do bairro de Cruz das Armas, além de ‘Forró da Mala’, do Varadouro, sendo dois shows em cada dia.

Identidade cultural – O diretor-executivo da Funjope, Lau Siqueira, afirma que o ‘São João de João Pessoa – O melhor da gente’ é um evento com música de qualidade e que tem muito bem definido o comprometimento em relação à identidade cultural nordestina e, além dos shows que aparecem nos outdoors, trará para o Largo de São Pedro Gonçalves e a palhoça do Conventinho, no Varadouro, mais de 1.000 brincantes, num grande festival de folclore.

Siqueira ressalta ainda sobre a identidade do evento. “Não buscamos o caminho de uma política cultural populista, tentando agradar gregos e troianos. Buscamos oferecer um conceito, uma identidade para que a população e os turistas possam desfrutar de um diferencial em relação às festas juninas realizadas no Nordeste de um modo geral. Outras cidades, no entanto, se aproximam do que fazemos aqui, como Recife, em Pernambuco, e Bananeiras, no interior paraibano”. Confira a programação completa do ‘São João de João Pessoa – O melhor da gente’.

Palco da Praça Antenor Navarro

Sábado (21)

Khrystal
Silvério Pessoa
Chico César

Domingo (22)

Maciel Salu
Cabras de Mateus

Segunda-feira (23)
Quinteto Violado
Clã Brasil

Terça-feira (24)

Jackeline Alves
Antonio Barros

Quarta-feira (25)
Hermelinda
Dejinha de Monteiro

Quinta-feira (26)
Isabel Aquino
Maciel Melo

Sexta-feira (27)
Maíra
Petrúcio Amorim

Sábado (28)
Pinto do Acordeon
Biliu de Campina

Domingo (29)
Jessiê Quirino
Santana

Largo de São Pedro (Cultura Popular)

Sábado (21)
Coco de Roda de Gurugi
Boi de Reis Estrela do Norte
Rabequeiro José Hermínio, de Várzea Nova
Forró Pé de Serra Com Forrozeiros do Nordeste
Tenda do Cordel – Cordelistas José Alves Sobrinho e Alan Sales / Repentistas Daudeth Bandeira e Feitosa Nunes

Domingo (22)

Coco de Roda Mestre Benedito, de Cabedelo
Cavalo Marinho Infantil
Ciranda Raios de Sol, de Cabedelo
Forró Pé de Serra Eugênio do Acordeon
Tenda do Cordel – Cordelistas José Pedro de Lima e Medeiros Braga, do Vale do Gramame / Repentistas João Paulo Bento e Severino Paulo

Segunda-feira (23)
Ciranda de Caiana dos Crioulos
Ciranda do Sol
Cambindas Brilhantes, de Lucena
Forró Pé de Serra com Marluce Forrozeira
Tenda do Cordel – Cordelistas Manoel Amaro e Neucimá de Moraes, de Bayeux e Santa Luzia / Repentistas Antônio Costa e Agamenon Santos

Terça-feira (24)
Samba de Roda, de Jaguaribe
Mamulengo Joaquim Guedes
Forró Pé de Serra Flor do Caruá
Selma do Coco
Tenda do Cordel – Cordelistas Varneci Nascimento e Manoel Belizário, de São Paulo – SP / Declamador Bebé de Natércio.

Quarta-feira (25)
Cirandeiros do Vale do Gramame
Coco da Mestra Midinha, do Congo
Bacarmarteiros do Congo Alfredo Nunes Congo
Orquestra Sanfônica
Tenda do Cordel – Grupo Cordel Teatral / Emboladoras de Côco Lindalva e Terezinha, de Várzea Nova, em Santa Rita

Quinta-feira (26)
Cavalo Marinho do Mestre Zequinha, de Bayeux
Nau Catarineta de Cabedelo
Mamulengo de Guarabira
Rabequeiro Luis Paixão, de Condado (PE)
Tenda do Cordel – Cordelistas Mariano da Costa e Armando Fernandes, de Tibiri / Repentistas Maria Soledade e Minervina Ferreira, de Cuité

Sexta-feira (27)
Xaxado de Jacoca
Reizado de Zabelê
Rabequeiros Severino e Cristiano, de Mari
Forró Pé de Serra Basto do Acordeom, Várzea Nova
Tenda do Cordel – Cordelistas Costa Leite e Narli Dias de Oliveira / Emboladores Zezinho Batista e Canário de Gurinhem

Sábado (28)
Banda de Pífano São Vicente, de Monteiro
Afoxé, de Bayeux
Barca Santa Maria, de Bayeux
Forró Pé de Serra Chamego Quente
Tenda do Cordel – Cordelistas Marco di Aurélio, Alexandra Feliciano, Jailson Henrique e Jandui Dantas / Declamador Chico Pedrosa

Domingo (29)
Banda de Pífano da Serra do Jabitacá, de Monteiro
Mazurca de Monteiro
Show de Realejo, Maráca e Cavaquinho com Zé de Amélia e Bereta, do Assentamento Santa Catarina, em Monteiro
Aurinha do Côco
Tenda do Cordel – Cordelistas Francisco Diniz, Valentim Quaresma, Leotino Quirino, Sábia da Jurema e Giba / Repentistas Jorge Nascimento e Herasmo Ferreira.