Capital tem 64 novos profissionais para atuar no Saúde da Família
A Prefeitura de João Pessoa (PMJP) realizou na manhã desta sexta-feira (4), no auditório do Centro Administrativo Municipal (CAM), a contratação de 64 profissionais que irão realizar o apoio matricial das Unidades de Saúde da Família (USFs). As contratações fazem parte dos Núcleos de Apoio à Saúde da Família (Nasf), programa do Ministério da Saúde que possibilita aos municípios a ampliação do número de profissionais vinculados às equipes do Saúde da Família.
Durante o evento de lançamento dos Núcleos de Apoio à Saúde da Família na Capital, os profissionais selecionados assinaram contrato e receberam o Plano Municipal de Saúde 2006-2009. Em seguida, o prefeito de João Pessoa, Ricardo Coutinho (PSB), e a secretária municipal de Saúde, Roseana Meira, deram as boas vindas aos esses novos profissionais, enquanto a coordenadora de Desenvolvimento Institucional da Secretária de Saúde do Município (SMS), Débora Bertussi, fez palestra sobre matriciamento da gestão na saúde da Capital.
Investimentos O prefeito Ricardo Coutinho ressaltou que a saúde pública em nenhum momento na história teve uma gestão que priorizasse tanto a estruturação da rede, com investimentos que ultrapassam R$ 194 milhões em recursos municipais nos últimos 3 anos. O maior desafio da saúde pública é avançar nas relações humanas e a atuação dos profissionais do Nasf será uma ponte para isso, explicou.
Os núcleos reunirão profissionais de várias áreas da saúde, como médicos (ginecologistas, pediatras e psiquiatras), educadores físicos, nutricionistas, acupunturistas, homeopatas, farmacêuticos, assistentes sociais, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, psicólogos. De acordo com a diretora de Atenção à Saúde do Município, Márcia Rique, os novos profissionais irão reforçar o trabalho das equipes matriciais que atuam nos cinco Distritos Sanitários, executando um atendimento de maior qualidade para os usuários.
Márcia Rique informou que a partir de segunda-feira (7), os profissionais de saúde participarão de oficinas de integração com os demais apoiadores matriciais e equipes de saúde da família e, posteriormente, iniciam o trabalho. As oficinas serão realizadas no Hospital Santa Isabel, no Centro de Capacitação dos Professores (Avenida Beira Rio) e no Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest), em Tambauzinho.
Reforço A secretária Roseana Meira informou que no País apenas dez municípios implantaram os núcleos de apoio à saúde da família. Ela disse que a atuação desses 64 profissionais junto com outros 85 que já integram a rede significa o reforço necessário para a construção da integralidade na atenção básica. A entrada desses profissionais possibilitará a abertura de um processo pedagógico de construção de um novo movimento de responsabilização entre profissionais e usuários, ressaltou.
Já o médico pediatra Júlio Cavalcanti, um dos novos profissionais, está animado para iniciar o trabalho na área do Distrito Sanitário II, principalmente pela expectativa de inserção da especialidade pediatria de uma forma integrada no Programa Saúde da Família (PSF). O mesmo entendimento tem a assistente social Elisangela Inácio, que espera realizar um trabalho social com as famílias na perspectiva da cidadania e direitos básicos. O educador físico Sergio Holanda, que já tem um trabalho voluntário com idosos nas unidades de saúde, espera ampliar agora de forma mais abrangente para outras faixas etárias no Distrito IV. O educador físico trabalha na perspectiva de desenvolver um trabalho de prevenção aos problemas de saúde; daí a sua importância para o setor público e a população, avaliou.