Ministério agradece Samu-JP por ajuda a vítimas de enchentes em SC
Reconhecendo os esforços dos profissionais que atuam no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de João Pessoa, que está com uma equipe em Santa Catarina, o coordenador geral de Urgência e Emergência do Departamento de Atenção Especializada da Secretaria de Atenção à Saúde do Ministério da Saúde (DAE/SAS/MS), Cloer Vescia Alves, enviou e-mail à coordenação geral do órgão, na Capital. No documento, ele parabeniza a ação humanitária desenvolvida para minorar o sofrimento dos que foram atingidos pelas enchentes que assolam aquele Estado.
Desejo parabenizar o Samu-JP pela iniciativa de caráter solidário, cuja origem somente pode guardar relação com algo precioso, como o amor ao semelhante, avaliou Cloer Vescia. Em seguida, o coordenador afirma que o Serviço pessoense, em Santa Catarina, demonstra uma liderança reforçada pelo trabalho que vem sendo desempenhado em favor da coletividade.
Diante desse entendimento, o coordenador expressou seu desejo de inserir a equipe pessoense no quadro de profissionais da Força Tarefa, cujo cadastro será aberto em janeiro de 2009. Após o término da missão, queremos receber o nome dos profissionais e respectivos quadros, a fim de que possamos agradecê-los nominalmente, afirmou.
Ele ainda ressaltou que o apoio do Samu-JP irá transpor a ajuda profissional. A presença trará, além de conforto às pessoas que serão auxiliadas, mais esperança de que não somente o nível das águas venha a baixar depressa, mas, principalmente, que haja diminuição do frio por carência de calor humano, ponderou.
A equipe – Uma equipe composta por médicos, enfermeiros e técnicos em enfermagem do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu-192), embarcou nas primeiras horas da última quinta-feira (27), para o estado de Santa Catarina. Os profissionais estão compondo a ajuda humanitária às vítimas das enchentes provocadas pelas fortes chuvas dos últimos dias e que afeta, aproximadamente, doze cidades daquela região.