Centro Histórico ganha sinalização turística e selo comemorativo
A inauguração da primeira fase do Projeto de Sinalização Turística para Pedestres no Centro Histórico será nesta sexta-feira (5), a partir das 17h, com concentração no Casarão 34. A atividade faz parte das homenagens ao aniversário de um ano do tombamento nacional do Centro Histórico de João Pessoa, ocorrido em 6 de dezembro de 2007. A programação conta ainda com solenidade de lançamento de um selo comemorativo por parte da Empresa de Correios e Telégrafos (ECT), no Centro Cultural São Francisco. O evento terá a presença do prefeito Ricardo Coutinho (PSB).
Serão entregues à população as placas referentes à Cidade Alta, sendo 17 placas interpretativas relativas a oito monumentos e duas praças e 48 direcionais, que contêm o roteiro da região.
O secretário executivo de Turismo de João Pessoa, Elzário Pereira, explicou que a iniciativa é inédita na Capital. O projeto inicial foi concebido pela Comissão Permanente do Centro Histórico e posteriormente passou por uma reavaliação dos técnicos da Setur, disse.
A presidente da Comissão Permanente de Revitalização do Centro Histórico, Sônia Gonzalez, destacou o impacto positivo da iniciativa. É uma ação que está aliada às comemorações de um ano da área como patrimônio cultural nacional. Vem complementar de forma ágil uma necessidade, principalmente do turismo consciente, afirmou.
Selo – Depois de entregues as placas, acontece a solenidade de lançamento do selo comemorativo denominado Centro Histórico do Município de João Pessoa. A cerimônia, organizada pela ECT, será no Centro Cultural São Francisco.
O selo é composto por uma aquarela do artista plástico Sóter Carreiro. Também no São Francisco haverá ainda a apresentação da Associação de Violões Pavio. O grupo é formado por professores e alunos concluintes do curso de Música da UFPB.
Projeto A sinalização turística para pedestres no Centro Histórico de João Pessoa corresponde engloba dois roteiros Cidade Alta e Baixa. O investimento geral é de R$ 129.642,50, frutos de parceria entre a PMJP e Ministério do Turismo. A idéia é distribuir 162 placas.
Das placas já instaladas até a conclusão do projeto, 78 são direcionais, colocadas nas ruas. Outras 84 são interpretativas. Dessas, 28 unidades ficarão dentro dos monumentos e 35 serão colocadas nas fachadas dos mesmos. Sete serão de bronze e indicarão os bens federais tombados.
Mirantes Ainda segundo o projeto, haverá três placas chamadas de mirantes. Elas são maiores que as demais e possuem informações referentes a regiões do sítio histórico. Outras 11 vão orientar áreas tombadas em grande circulação de pedestres. Os textos que compõem as placas foram compostos e revisados sob a responsabilidade da Coordenação de Proteção dos Bens Históricos e Culturais de João Pessoa (Probech-JP), Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Setur, Comissão Permanente de Revitalização do Centro Histórico, Associação Centro Histórico Vivo (Achervo) e Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico da Paraíba (Iphaep).
A primeira etapa corresponde a todo roteiro da Cidade Alta e inclui extremos como Praça João Pessoa, Pavilhão do Chá e Parque Solon de Lucena. As demais etapas serão executadas paralelamente, com previsão de conclusão ainda este ano. A iniciativa conta também com a parceria da Superintendência de Transportes e Trânsito (STTrans).