Estação Nordeste: reunião destaca esquema de segurança dos eventos
As instituições públicas envolvidas no planejamento da segurança dos eventos de verão na Capital deram um reforço adicional na parceria, iniciada a 3 de dezembro do ano passado, em mais uma reunião na manhã desta terça-feira (6) na sede da Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope), localizada na Praça Antenor Navarro, 06, no Centro Histórico da cidade. As discussões envolveram, em especial, a programação de shows do projeto Estação Nordeste, ratificando o sucesso do trabalho conjunto dos vários órgãos participantes.
Na ocasião, foi solicitada por parte dos organizadores do evento, a continuidade e colaboração entre todas as partes envolvidas na montagem de um esquema de segurança voltado à tranquilidade do público presente aos shows do Estação Nordeste, neste mês de janeiro, desde a chegada das pessoas até a dispersão no final dos eventos.
Ficou definido ainda que haverá uma atenção especial para os dias em que acontecem apresentações mais concorridas, com uma maior concentração de pessoas, a exemplo dos shows do cantor de reggae Edson Gomes e das bandas Capim Cubano e Detonautas, conforme programação repassada aos presentes à reunião.
Estrutura O Corpo de Bombeiros disponibiliza 15 homens do grupo de salvamento aquático, 12 homens de do grupo de combate a incêndios, além de ambulâncias, lanchas, serviços de primeiros socorros, equipamentos anti-incêndio e de resgate, contando ainda com o apoio de unidades do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU-192) e atendimento a primeiros socorros da Secretaria Municipal de Saúde (SMS).
Já a Polícia Militar disponibiliza viaturas da tropa de choque, moto patrulhamento da Rotam, ciclo patrulhas e quadriciclos, força tática, cavalaria e patrulhas a pé em toda a área do evento e adjacências, deixando claro que a PM fará o planejamento operacional segundo ficou definido na reunião, enquanto a Polícia Civil colocará à disposição do evento duas ou mais viaturas da Delegacia de Vigilância Geral, e o total funcionamento das delegacias próximas aos locais dos shows.
O início de cada show está previsto para as 21h, na Praia de Tambaú, e às 20h, na Praça Antenor Navarro e demais praças dos principais bairros às 19h. O Estação Nordeste acontece durante todo o mês de janeiro, nas praias de Cabo Branco e Tambaú, no Centro Histórico, em seis praças da cidade e na Estação Cabo Branco Ciência, Cultura e Artes, numa promoção da Prefeitura de João Pessoa (PMJP), por intermédio da Funjope.
Cuidados O delegado Alberto Egito Sousa, representante da Polícia Civil, falou de algumas precauções que devem ser levadas em conta por parte do público durante os shows, para prevenir possíveis ocorrências. É preciso que a população evite algumas situações que facilitam a ação de infratores, como exemplo exibir jóias ou atender celular em local ermo; o público deve preferir transitar por ruas de maior fluxo de pessoas. Esses procedimentos inibem de certa forma pequenos furtos e até mesmo assaltos, observou.
O delegado ressalta ainda que a população pode ficar tranqüila porque haverá uma ação conjunta de prevenção a crimes, e a Polícia Civil estará presente com aproximadamente 30 agentes, em todos os locais dos eventos.
A reunião contou com a presença do diretor executivo adjunto da instituição cultural, Milton Dornellas; mais capitão Bérgson, do 1º Batalhão da Polícia Militar da Paraíba; tenente Macedo, representando o Comandante Major Almeida do 4º BPM, Setor Praia, tenente-coronel Rufino, Relações Públicas do Corpo de Bombeiros; o representante da Polícia Civil do Estado da Paraíba, delegado Alberto Egito Sousa; a jornalista Juliana Gonties, do Sistema Correio de Comunicação; Fernanda Svendsen, que secretariou o encontro, e Alexandre Macedo, responsável pela cobertura jornalística, ambos do quadro de funcionários da Funjope.