PMJP divulga programação de atividades para o mês da mulher
A Prefeitura de João Pessoa, através da Coordenadoria de Políticas Públicas para as Mulheres (CPPM), divulgou, nesta quinta-feira (26), a programação referente ao mês da Mulher 2009. Com o tema Cidadania Ativa para as Mulheres, o calendário conta com atividades culturais, palestras, oficinas temáticas, homenagem as trabalhadoras domésticas, caminhada contra a violência, exposições, ações de saúde, feiras, relançamentos de livros e debate com a deputada federal Luiza Erundina. No dia 08, Dia Internacional da Mulher, as atividades acontecerão, na Estação Cabo Branco – ciência, cultura e arte, das 10hs às 19hs.
De 02 a 31 de março, o Governo Municipal estará divulgando as políticas públicas já implementadas, como também, realizando um conjunto de atividades para celebrar o mês da mulher e reafirmar o compromisso da gestão com a cidadania das mulheres. Confira abaixo as ações que acontecerão em vários pontos da cidade.
Programação
6 de março, às 8h – caminhada das mulheres da Emlur. concentração será no Parque Solon de Lucena e o encerramento na Praça Pedro Américo.
7 de março, às 20h – show musical com Eliza Leão canta Clara Nunes, na Feirinha de Tambaú.
8 de março – no Dia Internacional da Mulher acontecerá a IV
Feira de Mulheres Produtoras com a participação das mulheres beneficiárias do Empreender Mulher. O evento acontecerá das 10 às 19h, na Estação Cabo Branco. Das 14h30 às 17h serão realizadas atividades múltiplas na Estação Cabo Branco: cinema, música, dança, artes plásticas,massagens, estação digital. Também haverá assinatura do Ato de Compromisso do Governo Municipal com as Políticas para Mulheres. No encerramento, haverá a apresentação do grupo musical Nossa Voz.
11 a 13 de março, das 9 às 17h, acontecerá a Feira de Livros temáticos e de gênero Vamos trocar leituras , no Paço Municipal.
11 de março, às 9h, atividade no Centro de Referência da Mulher, com uma homenagem a Ednalva Bezerra. Já às 14h30, a mesma homenagem acontecerá na Maternidade Cândida Vargas. Ainda no dia 11, acontecerá, no Casarão 34, às 19h, a abertura das exposições temáticas com recital de poesias com artistas locais.
12 de março, às 10h, será realizada a palestra ‘Meio ambiente e poder público: você faz sua parte’, no auditório do Paço Municipal. Ainda no dia 12, na Praça da Paz, nos Bancários, ‘Mulheres fazendo cultura’: Teatro ‘Um chá com a Cantora Careca’, Dança do Ventre Marta Faria – Dança do Ventre Tribal Lunai- Dança de Salão Ali Cagliane, Silvia Thó e Victor de Sá
13 de março – relançamentos de livros com temáticas de gênero
(na Feira de Livros Vamos Trocar Leituras), no Hall do Paço Municipal, às 17h . Às 20h, na Praça Lauro Wanderley, nos Funcionários I, ‘Mulheres fazendo cultura’ Impacto feminino, show com Grupo Lírios do Gueto.
14 de março, às 20h, na Praça Bela, nos Funcionários II, tem ‘Mulheres fazendo cultura’, com o show do rupo Afro Nordestinas.
19 de março – Debate ‘Participação das mulheres nos espaços de poder, no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Ainda no dia 19, das 8 às 17h, no Distrito Sanitário III, no Hospital Ortotrauma, serão realizadas ‘Rodas de Diálogo’ com profissionais da saúde, com a temática ‘Violência doméstica e intra familiar: impactos para a saúde da mulher
20 de março – no Cerest, a ‘Roda de Diálogo’ com profissionais da saúde debaterá o tema Violência doméstica e intra familiar: impactos para a saúde da mulher’.Ainda no dia 20, a deputada federal Luiza Erundina e o prefeito Ricardo Coutinho debaterão o tema ‘Gestão pública e a transformação da sociedade, das 9 às 13h, no Auditório do Estação Cabo Branco Ciência, Cultura e Arte. Já às 20h, na Praça do Coqueiral, em Mangabeira, terá ‘Mulheres fazendo cultura”, Noite da Cultura Popular, com Capoeira, Maculelê Grupo Palmares de Capoeira Angola Ciranda com Vó Mera.
De 24 a 26 de março, no Casarão 34, haverá a ‘Mostra de curtas franceses’ com a diretora Agnès Varda.
Dia 25, no Hospital Santa Isabel, das 8 às 17h, será realizada a ‘Roda de Diálogos’ com profissionais da saúde, debatendo o tema ‘Violência doméstica e intra familiar impactos para a saúde da mulher.
Dia 26, no Cecapro, das 8 às 17h, terá ‘Roda de Diálogos’ com profissionais da saúde, debatendo o tema ‘Violência doméstica e intra familiar impactos para a saúde da mulher.
Dia 27, no Hospital Santa Isabel, das 8 às 17h, terá a ‘Roda de Diálogos’ com profissionais da saúde, debatendo o tema ‘Violência doméstica e intra familiar impactos para a saúde da mulher.
Dia 31, das 8 às 18h, ‘Saúde e autoestima para as mulheres que vivem com o HIV-Aids
Atividades permanentes
De 2 a 13 de março- acontecem atividades culturais sobre Anayde Beiriz, Violeta Formiga e Antônia Socorro Machado, oficinas temáticas, pesquisas, exposições, nas Escolas dos Pólos da Educação.
Do dia 2 a 31 de março- intensificação da coleta do exame citológico; terapias comunitárias temáticas; rodas de conversa; teatro; palestras e debates; oficinas de saúde e auto-estima. Local: Unidades de Saúde da Família.
De 4 de março a 4 de abril- exposição fotográfica ‘ Mulher e Cidadania, da Escola Viva Olho do Tempo, na Funjope.
Nos fins de semana, entre os dias 5 e 29 de março, nas escolas municipais, programação do Departamento de Projetos e Programas (Ciranda Curricular, Escola Aberta e Mais Aberta).
De 5 a 8 de março, na Estação Cabo Branco Cência, Cultura e Arte terá exposição fotográfica ‘ Universo Feminino’, da fotógrafa Mônica Câmara, exposição ‘Ingá no Litoral’, Museu do Semi Árido e exposição de esculturas em papel machê ‘ Marias’, de Ana Cristina.
de 5 a 31 de março haverá ‘Rodas de diálogo’ sobre a Saúde da Mulher , Lei Maria da Penha e Educação para o Consumo, nos Centros da Cidadania, Juventude, Assistência Social-CRAS e CREAS.
De 11 a 30, no Hall do Casarão 34, exposição coletiva de mulheres artistas da cidade: Pinturas, gravuras e cerâmicas.
De 12 de março a 12 de abril, exposição coletiva ‘ Mulheres em Foco’ com João Lobo, Gustavo Moura, Antônio Davi, Guy Giuseph, Bubby Alles e Ricardo Peixoto, na Casa da Pólvora.
De 19 de março a 19 de abril, no Hall do Paço Municipal, terá exposição coletiva.