Prefeitura apóia lançamento de livro de escritor cearense, terça
O escritor e dramaturgo cearense Fernando Lira lança na próxima terça-feira (3), a partir das 20h, o livro Os brinquedos no reino da gramática e outras peças para crianças, em um evento que conta com o apoio da Prefeitura de João Pessoa (PMJP), por meio de sua Secretaria de Educação e Cultura (Sedec), e é organizado pela Arretado Produções Artísticas e Edilson Alves. Em troca do apoio da Sedec ao lançamento, o autor doará 100 exemplares para as escolas municipais. A obra será lançada no Centro de Cultura Municipal Teatro Ednaldo do Egypto, no Bairro de Manaíra.
O livro, conforme o autor, quer ultrapassar os limites do palco e buscar novos públicos dentro do universo da leitura, sem perder de vista a consolidação do teatro infanto-juvenil como obra de arte. É uma proposta lúdica e estética, que transcende a intenção pedagógica, revela ele, acrescentando que a obra contém 83 páginas e foi impressa pela Editora Foxceará.
Professores, atores e arte educadores estarão presentes no lançamento do livro. O evento inclui palestra e leitura dramática de textos autorais de Fernando Lira. Os brinquedos no reino da gramática e outras peças para crianças é o terceiro livro do autor. Os dois primeiros foram O nariz da madame e outros esquetes e O vendedor de palavras e outras comédias, ambos lançados em 2005.
Desafio Como ressaltou o autor, os quatro textos compilados na obra que será lançada nesta terça-feira acentuam os traços da dramaturgia contemporânea. Não existe mais aquela história de ser sempre cômica e com final feliz. O grande desafio é compreender a visão da criança, observa.
Lira lembra que já são poucas as publicações com textos de dramaturgia e menos ainda aquelas destinadas às histórias infantis. Desta forma, os quatro textos que compõem o livro, todos em linguagem de teatro, estimulam a atividade de criação dos leitores. A obra também permite que as escolas montem os espetáculos e discutam a temática abordada com os alunos.
O teatro infantil é uma obra de arte. Muitos pais querem levar o filho para que a gente dê uma mensagem moralista, mas isso tem que ser evitado por nós, embora às vezes, confesso, cometamos deslizes, destaca o escritor. Mas, por outro lado, muitas peças dialogam inclusive com os pais. O importante é fazer do teatro uma experiência lúdica e estética, acrescenta.
Os textos Os quatro textos incluídos no livro de Fernando Lira são os seguintes: Miralu e a luneta encantada, adaptado em 2000 do romance A luneta mágica, de Joaquim Manoel de Macedo; Sol, lá, si mi tocar, de 2003; O fantástico circo ou hoje tem marmelada, montado este ano pelo Grupo Abre Alas; e Os brinquedos no reino da gramática que teve a primeira montagem em 1999, ainda com o nome de O rei que não sabia ler.
Fernando Lira tem mais de dez anos dedicado à dramaturgia. Este é o primeiro livro destinado exclusivamente ao público infanto-juvenil e o terceiro da carreira. A obra foi contemplada pelo Programa BNB de Cultura, em 2008. Depois da Capital paraibana, o autor também fará o lançamento na quarta-feira (4) no Teatro Santa Ignês, em Alagoa Grande. Nos dois eventos, a publicação estará sendo vendida por R$ 15,00.
O autor Natural de Sobral, no Ceará, o dramaturgo Fernando Lira é formado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Ceará-UFCE (1985), além de mestre em Controle e Processo pela PUC-RJ (1990); graduado em Comunicação Social-UFCE (2000); mestre em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP (2003), com dissertação defendida na área teatral ligada à comédia.
Fernando Lira também fez curso de formação de atores do Teatro Universitário da PUC-SP (TUCA). Atualmente, é doutorando do Curso de Artes Cênicas da Universidade Federal da Bahia (UFBA), professor de Artes Cênicas do Centro Federal de Educação Tecnológica (Cefet) do Ceará, além de coordenar na instituição o Grupo de Pesquisa em Comicidade e Riso. O dramaturgo tanto escreve para o teatro adulto como para o infantil. Já foi premiado em categorias diversas como autor de texto original, conjunto de trabalhos, ator revelação e projeto de produção teatral.