Mulheres são homenageadas na Roda de Diálogo sobre racismo
Oito mulheres foram homenageadas na Roda de Diálogo que debateu Mulheres na Luta contra o Racismo na tarde de segunda-feira (29), no Casarão 34 Centro, como parte da programação do Mês da Consciência Negra. A atividade foi promovida pelas Secretarias de Desenvolvimento Social (Sedes) e de Políticas Públicas para as Mulheres (SPPM) e reuniu representantes do Movimento Negro e de Mulheres, além de integrantes das religiões de matriz africana.
É muito bom estar neste lugar que dá visibilidade às mulheres que lutam contra a discriminação racista. E principalmente ter a oportunidade de vê-las sendo homenageadas, disse Terlúcia Silva, integrante da Bamidelê Organização de Mulheres Negras.
Este é o segundo ano que a Prefeitura de João Pessoa (PMJP) homenageia mulheres negras que contribuem com a luta pela eliminação de toda forma de discriminação. As homenageadas este ano foram mulheres jovens indicadas por entidades que trabalham com a promoção dos Direitos Humanos. Estou muito feliz pela homenagem com as jovens que fizeram parte de minha vida nos movimentos da juventude negra. Sou negra sim e tenho muito orgulho disso, disse a homenageada Ceiça Teófanes.
A Secretária de Políticas Públicas para as Mulheres, Nézia Gomes, disse que homenagear essas mulheres é um reconhecimento das que lutam contra toda forma de discriminação contra a mulher. Esse foco com a juventude é para dizer que elas estão no caminho certo na luta contra a discriminação e que é fundamental para nós fazer reconhecer a história dessas mulheres, disse a Secretária.
Perfil das homenageadas
REGINA ALVES Educadora popular, ativista negra, dançarina e psicóloga. A dança afro deu movimento à sua militância pela igualdade racial. Juntamente com outras lideranças jovens, vem fortalecendo espaços de diálogo na Articulação de Juventude Negra da Paraíba.
GLEICY ALVES Jovem negra da comunidade quilombola de Gurugi, no Conde. Militante dos movimentos sociais, firme na luta contra a discriminação racial, fez parte do grupo Renascer e atualmente integra o colegiado territorial da zona da mata sul.
ANDILA NAHUSI Percussionista e cantora, desde criança vivencia a cultura afrobrasileira. Enquanto atriz, participou dos espetáculos De Grão em Grão e Brasilis, do Grupo de Teatro Popular.
JANIELLE SAMARA Jovem e estudante do 8º ano, gosta de música e dança. É Candoblecista e participa da Rede Tradicional Mulheres do Terreiro. Foi eleita a Menina Negra 2010 da Escola Municipal Profº Oscar de Castro.
GERLANE BERNADO Aluna do Projovem urbano, artesã e mãe. Jovem negra com uma história de superação contra o racismo, violência sexual e doméstica. Atualmente participa de um grupo de cultura que perpassa por diversas linguagens e expressões.
DANDARA Jovem negra graduada em Serviço Social que atua como educadora social da Bamidelê – Organização de Mulheres Negras na Paraíba. Tem apenas 21 anos e um longo histórico de militância, defesa e promoção da mulher negra.
ALESSANDRA ARAÚJO Graduada em História, feminista negra e integrante da Bamidelê – Organização de Mulheres Negras na Paraíba. Ativista no Movimento Negro, com atuação nos movimentos sociais na luta contra o racismo, o sexismo e a intolerância religiosa.
CEIÇA TEÓFANES Assistente Social, feminista, ativista do movimento negro de juventude. Militou na área de Saúde Gênero, Cidadania, Juventude Negra. Foi educadora Social no Centro Cultural Bajò Ayò e assumiu a coordenação do Projeto Cata Aqui Cata Acolá. Atualmente é Assessora Técnica do Orçamento Democrático.