PMJP participa de seminário sobre governança em hotelaria

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A prefeitura municipal de João Pessoa (PMJP), através da Secretaria de Turismo (Setur), participou nesta quarta-feira (06), do I Simpósio de Governança Hoteleira da Paraíba, que foi realizado no auditório do Sebrae-PB. Um público estimado em 250 pessoas, composto de estudantes de hotelaria, empresários e funcionários de hotéis e pousadas, assistiram a uma palestra de Maria José Dantas, presidente da Associação Brasileira de Governança (ABG) e referência internacional no setor.

De acordo com Tereza Carmem Farais, professora da disciplina de eventos da Fatec-JP, o principal objetivo do evento “é qualificar e reciclar a mão-de-obra para melhor servir os turistas, atendendo assim as exigências do setor”. Tereza explicou que a faculdade está investindo nos profissionais da área e, por isso, vai abrir no segundo semestre de 2009 uma pós-graduação em gastronomia.

Governança– São os profissionais que trabalham diariamente com o hóspede, ou seja, camareiras, governantas e gerentes. Nos últimos anos, a governança passou a ser encarada como uma pequena empresa dentro do hotel, pois compreende o maior quadro de colaboradores do empreendimento.

Além disso, tornou-se um setor que exige funcionários treinados e capacitados por meio de uma formação continuada. Os envolvidos com esse departamento são categorizados por setores. As camareiras cuidam da limpeza dos apartamentos, mordomos prestam serviços a hóspedes VIPs e supervisores têm o papel de coordenar e orientar os demais funcionários, bem como distribuir as tarefas diárias.

No setor de áreas públicas, existem os auxiliares de limpeza de ambientes sociais, como lobby e salas de convenções, e seus supervisores. Dessa maneira, o setor de governança é um dos maiores responsáveis pela garantia da excelência dos serviços oferecidos pelos hotéis.