Crianças de escolas municipais conhecem Centro Histórico de JP
Cerca de 30 alunos da escola municipal Damásio Franca participaram nesta terça-feira (04) de um passeio diferente. As crianças passaram toda a manhã conhecendo o Centro Histórico da Capital e saíram da visita encantadas com o que viram.
A pequena Kethellin dos Santos, de nove anos, que cursa a quinta série, estava empolgada com a oportunidade de conhecer lugares que ela nem sabia que existiam. Eu achei tudo bonito, mas gostei da Casa da Pólvora porque é diferente. Nunca tinha vindo em nenhum lugar desses. Foi bom, revelou a menina que é a mais velha de uma família de quatro irmãos.
Fabrício Alves, de 11 anos, também aluno da quinta série, revelou que gostou mais da Igreja de São Francisco, local onde o passeio foi encerrado. As pinturas feitas com ouro, foi o que eu achei mais bonito e vai ser bom eu saber para quando crescer e tiver filho eu vou ensinar para ele tudo que aprendi hoje, comentou.
O grupo formado por alunos da escola municipal Damásio da Franca, que fica no bairro de Manaira, é atendido pelo programa Mais Educação, que oferece ensino integral nas escolas públicas municipais da Capital.
A ação Cidadão Turista, que é realizada pela Secretaria de Educação (Sedec), em parceria com a Secretaria de Turismo (Setur), faz parte do projeto Futuro Visita o Passado que, segundo Sâmara Bandeira, integrante da coordenação do projeto, é uma forma de estimular as crianças a conhecer a história da cidade. A cada semana, uma turma de alunos diferente é levada para visitar os pontos turísticos da Capital. É uma maneira de preservar a história e valorizar nosso patrimônio. Ao todo, 1.500 alunos terão a oportunidade de participar dessa ação que está prevista para ser encerrada em novembro, ressaltou.
Além da Casa da Pólvora e do Largo de São Francisco, o grupo visitou o Hotel Globo, a Praça Antenor Navarro, a Fábrica de Vinhos Tito Silva e a Igreja São Frei Pedro Gonçalves.