II Semana da Juventude tem início com atividades culturais
Cerca de 100 jovens se reuniram na tarde desta terça-feira (03), na Praça Pedro Américo (Varadouro), para a abertura da II Semana Municipal da Juventude, realizada pela Prefeitura de João Pessoa (PMJP), através da Secretaria de Juventude, Esporte e Recreação (Sejer). O evento possibilita, para a juventude pessoense, a abertura do diálogo, da discussão e do debate sobre as políticas públicas realizadas em favor dela.
O evento, que também festeja o Dia Nacional de Juventude, comemorado em todo país no último dia 23 de setembro, termina nesta sexta-feira (6), quando será elaborado um relatório sobre as discussões, para ser entregue ao prefeito da Capital, Ricardo Coutinho.
De acordo com o secretário de Esporte, Alexandre Urquiza, que abriu oficialmente o evento, desde 2005, jovens dos 18 aos 29 anos, que são assistidos pelo Governo Municipal, têm muito que comemorar. Através de programas de capacitação e de incentivo ao empreendedorismo, como o Projovem Urbano, nossos jovens estão mais qualificados para o mercado de trabalho, relatou Urquiza.
Logo após os discursos, aconteceram diversas apresentações culturais com a participação de grupos jovens que integram os Centros de Referência de Juventude (CRJ) em diversos bairros. Do Valentina de Figueiredo veio a dança do ventre; e a dança de rua foi apresentada pelos jovens do Alto do Mateus.
Debates Durante a II Semana Municipal da Juventude serão realizados debates e rodas de diálogos com os jovens sobre vários assuntos, dentre eles, o uso de drogas, gravidez na adolescência e doenças sexualmente transmissíveis. Segundo a coordenadora de Juventude da Sejer, Joana D´ark Ribeiro, o objetivo do evento é oportunizar aos jovens da Capital um momento de reflexão sobre as políticas públicas implantadas.
Durante esta semana vamos abrir espaço para refletir sobre as políticas públicas e adotar outras que precisarmos. Também teremos a oportunidade de pensar o jovem não só como vítima da violência, mas também como causador. É a juventude como sujeito de direito, enfatizou Joana D’ark.
Entre as várias ações desenvolvidas pela Prefeitura, cujo foco é o jovem, se destacam o ‘Empreender Jovem’, ligado à Secretaria de Desenvolvimento Sustentável da Produção (Sedesp) e que beneficia 34 pessoas; o projeto ‘Juventude Fazendo Arte’, aplicado pela Secretaria de Juventude, Esporte e Recreação (Sejer), que atende um público de 500 jovens; e o ‘Projovem Urbano’, da Secretaria de Educação e Cultura (Sedec), que tem cerca de 5 mil alunos matriculados.
Além desses, pode-se destacar o ‘Projovem Trabalhador Juventude Cidadã’, também da Sedesp, com 6.025 jovens integrados ao programa, e o ‘Projovem Adolescente’ (antigo Agente Jovem), ligado à Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes) e que tem 2 mil jovens. Nessas ações, o governo municipal dá todo o suporte para que os jovens tenham acesso à educação, cultura, cidadania e, consequentemente, sejam inseridos no mercado de trabalho.
A primeira edição da Semana Municipal da Juventude ocorreu em 2007. Em virtude das eleições, não houve no ano de 2008. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), é classificada como jovem a população entre 15 e 24 anos. Já o Estatuto da Juventude entende como jovem todo/a brasileiro/a que possua de 15 a 29 anos. A juventude representa hoje quase um quinto da população total do país.
PROGRAMAÇÃO DO EVENTO
Dia 04/11/2009 (quarta-feira)
15h Centro de Referência da Juventude dos Funcionários I: Oficina de Papetagem.
Centro de Referência da Juventude do Alto do Mateus: exibição do curta metragem Em Que Lado Você Está.
Centro de Referência da Juventude de Mangabeira: exibição do curta metragem O Rap do Pequeno Príncipe Contra as Almas Sebosas.
Centro de Referência da Juventude do Rangel: Debate sobre Protagonismo Juvenil. Mediadora: Sandra Regina Rodrigues.
19h Debate sobre Mídia e Juventude no Centro de Referência da Juventude do Valentina.
Mediador: Bertrand Sousa (Jornalista / SEJER)
19h Rodas de conversa nos núcleos do ProJovem Urbano.
Tema: Políticas Públicas de Juventude (PPJs).
Dia 05/11/2009 (quinta-feira)
14h Apresentação cultural: ProJovem Adolescente.
14h15 Roda de conversa sobre Políticas Publicas de Juventude.
Juventude e Participação Política Tereza Queiroz e Monica Franch.
Expressões da Juventude na Cultura Déa Limeira (Funjope).
Juventude e Geração de Emprego e Renda Ruy Ribeiro.
Mediadora: Joana Darck (Coordenação de Juventude / SEJER).
Apresentação do Batuque Arrasta Cidade (CRJ Funcionarios I).
Local: Auditório da UFPB
Dia 06/11/2009 (sexta-feira)
16h Shows de Encerramento DJ AND’y e o grupo de rock ‘Doses Perigosas’.
Local: Praça Antenor Navarro (Centro Histórico de João Pessoa).