27 mulheres recebem prêmio em evento no teatro Ariano Suassuna
A entrega do 2º prêmio Mulheres Fazendo História, Patrimônio da Cidade foi realizada na noite de quinta-feira (20), no teatro Ariano Suassuna, no Colégio Pio X, com a participação de 27 mulheres que se destacaram na cidade de João Pessoa e que tiveram seus nomes lembrados pelo desempenho em nove categorias do prêmio.
A representante do Fórum de Mulheres da Paraíba, Onélia Freitas, classificou o momento como importante. São pessoas simples, mas que na sua simplicidade conseguem mudar a vida de muitas pessoas, comentou. Nézia Gomes, coordenadora de Políticas Públicas para Mulheres, disse que o prêmio é um reconhecimento da contribuição das mulheres nos diversos segmentos da sociedade. A proposta é homenagear as mulheres que no seu cotidiano constroem nossa cidade. É uma forma de reconhecer e registrar essa contribuição para a construção da nossa história, destacou.
Cristiane Lucena, representante do Movimento Marcha Mundial de Mulheres, disse estar feliz por participar da premiação. Estou honrada por ter sido convidada a participar deste prêmio. Temos que lutar juntas para sanar as diferenças. As escolhas foram regidas por alguns critérios, como: mulheres que constroem uma história de luta pelos direitos humanos, que contribuem para o fortalecimento da cidadania das mulheres e que se destacam em suas áreas de atuação.
A baiana Maria dos Anjos Mendes Gomes, a Doci, chegou a João Pessoa para investir numa nova escola e num novo método de ensino. Com o passar dos tempos, apaixonou-se ainda mais pela causa e implantou, no Vale do Gramame, a Escola Viva Olho do Tempo, que ajuda jovens carentes a descobrirem seus valores. Atualmente a escola atende a mais de 100 crianças e adolescentes, com aulas de música, informática e teatro. Ela também é uma das responsáveis pelo processo de reconstrução da identidade das comunidades que integram o Vale do Gramame. Doci foi uma das homenageadas, na área da educação, juntamente com Ana Coutinho, Neuza Barbosa (Educação Ambiental) e Maria de Fátima dos Santos (Escola Tharsilla Barbosa). Todas foram agraciadas com um troféu entregue pelas autoridades presentes.
Confira as outras homenageadas:
Comunicação e Mídia Fátima Souza (Mana), Edileide Villaça, Joana Berlamino
Cultura e Arte Eunice Dias (Chorinho/Música), Kaline Lima (Movimento Hip Hop), Penha Cirandeira (Cultura Popular)
Saúde Terezinha de Lizeux (assistente social), Euphrasia Joseph Nyaki (práticas alternativas), Miriam Ferreira da Silva (médica trabalho com pessoas vivendo com HIV/Aids)
Direitos Humanos Nazaré Zenaide (UFPB), Cândida Magalhães (advogada), Luza (Profissionais do Sexo)
Lideranças Populares Dilei (MST), Elizabeth Teixeira, Fátima (Gervásio Maia)
Gestão Pública, Justiça e Legislativo Sandra Marrocos (Vereadora), Estelizabel Bezerra (Gestora), Soraya Escorel (Promotora de Justiça)
Movimento Feminista Lourdes Meira, Luciana Cândido, Solange Rocha
Trabalho Maria José Medeiros (Dona Lia), Alzira Serafim e Terezinha Porto.