Evento reúne 300 estudantes do município no bairro do Bessa
Mais de 300 alunos da rede municipal de ensino da Capital participaram na manhã desta sexta-feira (13) do ‘Freedom’, evento organizado pela Fundação Cidade Viva, localizado no bairro do Bessa, em parceira com a Prefeitura de João Pessoa (PMJP), através das Secretaria de Educação (Sedec) e Esportes (Sejer). Dança, música, teatro e exibição de vídeos foram instrumentos de conscientização e combate ao uso de drogas. O auditório da fundação ficou lotado de estudantes que puderam interagir em todas as atividades e transformar uma ação extra-classe em um momento de festa e educação.
O vice-prefeito da Capital, Luciano Agra, esteve presente ao evento. Para ele, este tipo de interatividade atende os preceitos educativos que vem sendo desenvolvido dentro das políticas públicas do município. A interação dos nossos alunos com a sociedade civil é muito importante porque promove o dinamismo no âmbito da cultura e do esporte. E o evento de hoje sensibiliza os estudantes quanto a necessidade de se fazer um combate ao uso de drogas através do esporte e da arte, disse.
Para uma das organizadoras do evento ‘Freedom – Fundação Cidade Viva, Danuta Nóbrega, a atividade teve a função de promover a educação através de conceitos cristãos. A palavra de Deus é o nosso instrumento para despertar o interesse dos jovens. Em todas as nossas ações, a Prefeitura de João Pessoa é uma das nossas parceiras. Para nós, a união dos movimentos sociais só vem a acrescentar, falou Danuta.
Nos vídeos foram exibidos histórias de algumas pessoas que se envolveram com drogas e que superaram o vício. Um dos palestrantes foi o lutador paraibano de Jiu-jitsu, Marcelo Vitor, campeão brasileiro de 2009. Ele foi um exemplo de quem conseguiu vencer a dependência das drogas através do esporte. No fim da atividade, todos os participantes responderam a um questionário que será encaminhado para as escolas municipais. Todo esse trabalho é para mostrarmos que os jovens devem curtir a vida, mas com responsabilidade e sem drogas acrescentou o gestor de Captação da Fundação Cidade Viva, Ricardo Lubambo.
O aluno da 5ª série da Escola Francisca Moura, do bairro de Mandacaru, Eduardo Pereira, disse que pela primeira vez, teve a oportunidade de participar de uma festa tão animada. Hoje foi um dia diferente para mim. Eu estou achando o máximo, descreveu o aluno. Mas ele não deixou de enfatizar que também aprendeu que usar droga faz mal à saúde. Droga é muito ruim. Só faz mal na vida da gente, falou Eduardo.