Divulgado gabarito da prova para pré-candidatos a conselheiros
O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de João Pessoa (CMDCA-JP) divulgou na tarde desta segunda-feira (23), o gabarito da prova de conhecimento específico acerca do Estatuto da Criança e do Adolescente ECA, Lei Federal 8.069/1990 e Lei Municipal 11.407/2008, realizada no último sábado (21), com os quarenta e um pré-candidatos a Conselheiros Tutelares das regiões Norte, Sul e Sudeste. O resultado da prova será divulgado até a próxima sexta-feira (27).
Nenhum candidato faltou à prova aplicada pela Fundação José Américo, no auditório da Casa dos Conselhos. A prova escrita é de caráter eliminatório e tem o objetivo de garantir um perfil de conhecimento do ECA e da Lei Municipal 11.407/2008 no atendimento à criança e ao adolescente. O candidato que não atingir a nota mínima não poderá passar para a etapa final, que é a da campanha e eleição.
A administradora do Conselho Tutelar Sudeste, Edjane Pereira Franco da Silva, tenta pela primeira vez se eleger Conselheira Tutelar e considerou que fez uma prova muito boa. Vinha há mais de um mês estudando e me preparando. Acho muito importante a realização desta prova, pois além de selecionar, ela faz com que candidatos busquem conhecer mais o ECA e qual o papel do Conselheiro. Pode ser considerada um primeiro passo no processo de formação.
A mesma opinião sobre a aplicação da prova escrita também é compartilhada pela Conselheira Tutelar da região Sudeste, Maria de Fátima de Sousa, que também considera que fez uma boa prova. É de grande importância para ver se realmente a pessoa tem o perfil para o atendimento da criança e do adolescente.
Segundo o secretário executivo do CMDCA-JP, José Roberto da Silva, a aplicação da prova transcorreu tranquilamente, sem nenhum imprevisto, e com apenas algumas dúvidas acerca das questões. Como acontece em qualquer concurso, disse.
Na avaliação de Roberto há um amadurecimento geral, tanto no CMDCA-JP como das instituições de atendimento, quanto a aplicação da prova escrita no processo de seleção dos Conselheiros Tutelares. Hoje os próprios candidatos reconhecem a necessidade da prova para a qualificação do trabalho que eles deverão desempenhar. Todos elogiaram a prova e toda a organização do processo de seleção.
As eleições para Conselheiros Tutelares destas regiões acontecerão no dia 13 de dezembro. O Conselho Tutelar é um órgão permanente e autônomo, não jurisdicional, encarregado pela sociedade de zelar pelo cumprimento dos direitos da criança e do adolescente definidos no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Os conselheiros são eleitos pela escolha direta da população amparada por lei, para um mandato de três anos. Em João Pessoa existem cinco conselhos: Norte, Sul, Sudeste, Mangabeira e Praia, que devem funcionar diuturnamente a serviço da população, para atender qualquer tipo de violação dos direitos da criança e do adolescente.
Veja o gabarito, que também será disponibilizado nesta terça-feira (24) no site da Prefeitura de João Pessoa/Secretaria de Desenvolvimento Social/Publicações http://antigo.joaopessoa.pb.gov.br/licitacoes/desenvolvimentosocial/.
01 C
02 A
03 B
04 D
05 B
06 A
07 C
08 B
09 D
10 B
11 C
12 D
13 D
14 C
15 A
16 B
17 C
18 A
19 B
20 D