Bicampeão de skate elogia apoio da PMJP para final de circuito

Por - em 153

Em coletiva realizada na tarde desta quinta-feira (26), no hotel Ambassador, no Cabo Branco, o bicampeão mundial de skate, Rodil Araújo “Ferrugem”, elogiou a iniciativa da Prefeitura Municipal em promover a etapa final do Circuito Brasileiro de Street Skate Profissional 2009 – Myllys Pro, que acontecerá sábado (28) e domingo (29), a partir das 15h, na pista “Skate Plaza Manaíra”. Nove vezes campeão brasileiro e bicampeão norte-americano, o atleta disse estar surpreendido com a pista da capital, considerada a maior da categoria da América Latina.

Para o presidente da Confederação Brasileira de Skate (CBKs), Marcelo Luciano Santos, trazer a final do Circuito para João Pessoa se deu graças ao incentivo da gestão municipal, a boa condição da pista, e a intervenção do sketista paraibano Jason Alexander, proprietário da Myllys Skate Pro, empresa que apoia o evento. “A pista de João Pessoa é adequada para a prática do skate, diferente das muitas que existem no Brasil. Também houve o interesse da prefeitura e da Myllys para a realização do Circuito aqui, e isso foi decisivo”, comentou.

Durante a coletiva, o secretário de Esporte e Juventude de João Pessoa, Alexandre Urquiza, destacou o esforço que a atual gestão vem realizando para promover o desporto na capital, citando programas e ações esportivas, como a construção de diversos equipamentos voltados ao esporte, a exemplo das pistas de skate edificadas em praças da capital. “Essa gestão tem dado um grande incentivo aos esportes, inclusive os radicais, como o surf, kite surf, cujos campeões brasileiros masculino e feminino moram aqui, os circuitos de bike e, agora, o skate”, comentou.

Já o vice-prefeito de João Pessoa, Luciano Agra, definiu o evento como “um estágio de uma grande caminhada”, referindo-se ao Circuito que, no próximo ano, terá uma etapa regional e outra nacional na capital. Agra destacou, ainda, o benefício que eventos desse porte trazem para a cidade, promovendo o que é chamado de “turismo esportivo”.

Diversos ídolos do esporte nacional, como o bicampeão mundial, Rodil Ferrugem (PR), Diego Oliveira (SP) e Lucas Carvalho “Xaparral” (PR) estarão presentes no evento promovendo um verdadeiro intercâmbio. “Mesmo competindo com os melhores skatistas do Brasil, me sinto confiante quanto a minha participação num campeonato desse nível”, comenta Jason Alexander, representante da Paraíba no Circuito. Alexander, que divide seu tempo entre a organização do evento e os treinos, acrescenta ainda que um campeonato desse porte “irá alavancar o esporte dentro do estado”.

Nessa edição do Myllys Skate Pro 2009, a premiação para os profissionais será de R$30.000,00, divididos entre os 15 primeiros colocados, além de medalhas e troféus. Os skatistas profissionais confederados junto a CBSk, podem se inscrever na sexta-feira (27), das 15h às 19h e no sábado (28), das 15h às 17h. São esperados para esta etapa cerca de 40 profissionais de todo País.

Conforme o regulamento do Circuito, os dez primeiros colocados da etapa anterior do Circuito Brasileiro Profissional, que aconteceu em Sobral (CE), estão classificados direto para a semifinal. Segundo o mesmo regulamento, os treinos livres oficiais acontecerão das 15h às 20h, no dia 27 e no dia 28, das 15h às 17h. As eliminatórias acontecerão a partir das 17h, no sábado. E no domingo (29), os treinos com os semifinalistas serão a partir das 15h. Às 16h, os skatistas disputarão as semifinais, e a grande final do Circuito Brasileiro Street Skate Profissionais 2009 será das 18h45 às 20h. Mais informações através do site oficial do evento: www.myllys.com.br.

Programação Cultural – Após as disputas esportivas, uma programação cultural variada está agendada. Dentro da programação figura o show da banda pessoense ‘Dose Perigosa’, que mescla sons regionais com o metal, havendo forte influência do movimento mangue beet.

A banda, formada pelos músicos Cayan Figueiredo, Leonardo Vidal de Negreiros, Emanuel Rudá, Felipe Tucano e Diego Bezerra está formada há um ano e, segundo a crítica local, vem desenvolvendo um trabalho artístico de boa qualidade.