Escola Toque de Vida é atração na Estação Cabo Branco
O auditório da Estação Cabo Branco Ciência, Cultura e Artes, localizada no bairro do Altiplano, realiza nesta terça-feira (15), a partir das 19h, o concerto de encerramento do ano letivo da Escola de Música Toque de Violão. A escola vem realizando desde 1998 um projeto de inclusão social junto a crianças e adolescentes, através da música.
Durante o concerto, o educandário apresentará cinco de seus grupos musicais integrados por professores e alunos, que executarão um repertório bastante eclético voltado para os mais diferentes gostos e preferências. Primeiramente, o Quarteto de Saxofones tocará Gilmacy, uma valsa composta e arranjada pelo saudoso maestro Duda; na sequência será tocado Rafael, um côco igualmente composto e arranjado pelo maestro pernambucano, e depois o clássico Pedacinho do Céu, o famoso choro de autoria de Valdir Azevedo.
O segundo grupo musical é ‘Amigos do Choro’, que vai apresentar André do Sapato Novo, composta por André Victor Corrêa; Saxofone Por Que Choras, de Ratinho de Itabiara Paraíba e Noites Cariocas, de Jacob do Bandolim. Logo após, assume o palco o Quarteto de Trombones executando Odeon, do maestro Ernesto Nazaret, e Estou por Baixo, de Roberto Gagliard. Depois vem o grupo Oitavando, convidado a participar da festa, que deliciará o público com Medley, do genial Cartola; Bananeira, de João Donato e Gilberto Gil, e pout-porri de clássicos de Luiz Gonzaga, tudo com arranjos de Vilor.
Por fim, a Toque de Vida apresentará a sua Big Band que executa o que há de melhor do cancioneiro universal, peças de grandes compositores nacionais e internacionais. Assim, o grupo abre o concerto de fim de ano com Somewhere In Time, de John Barry; depois tem Assum Preto, de Humberto Teixeira; Domingueando, vários autores; e Jacksolândia, também de vários autores e todas arranjadas pelo maestro Chiquito. A série é intercalada pelo hit mudial Bem, de Michael Jackson e arranjado pelo maestro Delfino.
A seguir, mais três músicas todas sob a batuta do maestro Chiquito: In The Mood, de Joe Gerland/Andy Razaf; Meu Sublime Torrão, de Genival Macedo, e fechando a série Corisco, de Lourival Oliveira.
Toque de Vida Desenvolver habilidades e vocações musicais em pessoas de qualquer idade, em especial crianças e adolescentes de baixa renda. Há exatos 11 anos, a Escola de Música Toque de Vida que já foi Escola de Iniciação Musical persegue e consolida esse objetivo desde sua criação, em 1998, pelo professor aposentado Vicente Nóbrega, seu coordenador geral.
A entidade conta com professores experientes e de elevada qualificação profissional, que trabalham voluntariamente e ensinam teoria e prática a alunos em cursos regulares e inteiramente gratuitos de saxofone, clarinete, flauta doce, flauta transversal, cavaquinho, trompete, bateria e percussão, guitarra, violão, trombone, baixo elétrico, teclado e técnica vocal. a carga horária integral, o aluno fica habilitado ao mercado de trabalho e à continuação de estudos em estágios mais avançados na Universidade Federal da Paraíba (UFPB).