PMJP entrega ônibus adaptados à população nesta terça-feira
A população de João Pessoa receberá nesta terça-feira (22) 16 ônibus adaptados para atender aos portadores de necessidades especiais e garantir melhor acessibilidade a todas as pessoas. A entrega dos novos coletivos será feita pelo prefeito Ricardo Coutinho a partir das 10h, durante atividade realizada no anel interno da Lagoa do Parque Solon de Lucena. O evento de entrega dos novos veículos, promovido pela Superintendência de Transportes e Trânsito (STTrans), contará com serviços diversos, como cadastramento para receber o Passe Legal, além de ações de educação para o trânsito e transporte.
Com a entrega dos novos veículos, a frota de João Pessoa passa a contar com 58 ônibus acessíveis. Todos os veículos que serão entregues possuem elevador que dá acesso com mais facilidade aos cadeirantes. Os veículos são zero quilômetro, têm novo design e motorização eletrônica que causa menos poluição ao meio ambiente.
Além dos elevadores, todos os veículos possuem itens que melhoram a acessibilidade. A porta é mais larga, mede um metro e 10 centímetros, enquanto as dos ônibus convencionais medem 90 centímetros. As cadeiras também são mais largas, destinadas a gestantes e obesos. Os veículos possuem ainda corrimões especiais para deficientes visuais e sinal de parada com escrita em Braile. Os ônibus já vêm equipados de fábrica com um dispositivo que só possibilita a partida após o completo fechamento das portas.
A entrega dos novos veículos faz parte do programa de melhoria contínua do sistema, acordado entre as empresas responsáveis pelo transporte urbano e a Prefeitura. Com a entrega desses 16 veículos, é cumprido o termo de compromisso assinado pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP). Para 2010, está previsto no termo de compromisso, assim como ocorreu este ano, a incorporação de 70 novos veículos.
Hoje João Pessoa possui a frota mais nova de ônibus entre 18 capitais brasileiras e o Distrito Federal. A média de idade dos coletivos da capital paraibana é de 3,8 anos, ficando abaixo da média nacional que é de 5,5 anos. Isso ainda sem contabilizar esses novos ônibus que foram incorporados. Mas, como nossa missão é prestar um serviço cada vez melhor à população, vamos continuar trabalhando por melhorias, comentou a superintendente da STTrans, Laura Farias.
Ação Educativa A equipe de Educação para o Trânsito e Transporte da STTrans também participará do evento. Os bonecos Linda, Verde, Clara e o Agente de Trânsito encenarão um texto especial, onde abordarão a importância do transporte púbico para a população, cidade e meio ambiente. Durante a peça, os fantoches ainda darão dicas sobre a forma correta de utilizar os ônibus e o que deve ser feito para preservar esses veículos que são utilizados pela coletividade.
Os técnicos em educação também farão a distribuição de material educativo e desenvolverão outras atividades lúdico-educativas para crianças, como a pintura dos rostos dos pequeninos com placas de trânsito, atividades de travessia da faixa de pedestre, entre outras ações.
Serviços Além de conhecer os novos veículos, as pessoas que forem até o anel interno da Lagoa terão acesso a alguns serviços, entre eles o cadastramento para receber o Passe Legal, cartão que substituiu o vale-transporte impresso e permite que os usuários do transporte coletivo tenham acesso ao sistema de integração. Em uma tenda, servidores da STTrans farão o cadastramento das pessoas que ainda não possuem o cartão.
Em outra tenda, que também estará montada no local, a população terá acesso a serviços oferecidos pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), a exemplo de aferição de pressão arterial, teste de glicemia, distribuição de preservativos, além de entrega de material educativo e orientação de profissionais de saúde sobre temas diversos.