Lançada a edição 2010 do São João Rural do Vale do Gramame
Considerado atualmente como um dos eventos juninos mais tradicionais e autênticos da Capital, o São João Rural do Vale do Gramame teve o seu projeto da edição 2010 lançado na manhã desta terça-feira (19), na Escola Viva Olho do Tempo (Evot), que promove o evento. O lançamento contou com a presença de moradores da região, jornalistas e parceiros da iniciativa, a exemplo do diretor Executivo da Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope), Chico César, da Prefeitura de João Pessoa (PMJP).
Para Chico César, essa parceria é bastante positiva. João Pessoa tem o privilégio de dispor também de uma festa junina tipicamente rural, num lugar tão próximo do ambiente urbano, e a Funjope vem apoiando essa manifestação popular nos últimos anos e pretende não só continuar, mas também ampliar essa parceria.
O projeto foi apresentado pelo professor Aloísio Lima, um dos coordenadores da iniciativa, que demonstrou todas as etapas do processo, assim como o seu formato, que traz opções como o concurso de carroças juninas, o encontro das quadrilhas juninas, muito forró pé-de-serra e, como não poderia deixar de ser, as cobiçadas comidas típicas do período. A apresentação foi ilustrada com textos explicativos sobre o caráter, os objetivos e resultados do evento, além de fotografias de edições anteriores.
A presidente da Escola Viva Olho do Tempo (Evot), Doci Gomes, ressaltou os atrativos do Vale do Gramame, em especial, os do São João Rural. Segundo ela, é um evento coletivo que se consolida a cada ano, com a participação massiva daquelas comunidades, tanto nas festas propriamente ditas, quanto no processo preparativo, opinando, discutindo e formatando a melhor proposta, além de que é uma oportunidade de mostrar os nossos talentos.
Doci Gomes finalizou falando da participação das crianças nos eventos culturais. Aqui no Vale temos muitos artistas e grupos e percebemos um forte interesse das crianças pela arte, onde elas têm a oportunidade de recitar, cantar e fazer músicas. Este fato nos alegra bastante.
O Coroné de Quadrilha Junina Marcos, morador da região, afirmou que este é um dos eventos culturais mais importantes da região, uma vez que envolve crianças, jovens, adultos e idosos, além de trazer renda e atrair visitantes, no resgate das cirandas, quadrilhas juninas e forró. Isso faz com que essas coisas não morram em nossa comunidade.
Parceiros O ‘São João Rural’, que acontece durante todo o ciclo junino nas comunidades de Gramame, Engenho Velho e Mituaçu, é promovido pela Escola Viva Olho do Tempo (Evot) em parceria com a Prefeitura de João Pessoa (PMPJ), numa ação de sua Fundação Cultural (Funjope), aliada às secretarias municipais de Turismo (Setur), Meio Ambiente (Semam), Superintendência de Transportes e Trânsito (STTrans), Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur), Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) do Vale do Gramame, Associação de Moradores de Gramame, Engenho Velho e Mituaçu, Igreja Católica do Vale do Gramame, SEBRAE Antares Comunicação, Cachaça São Paulo e Fórum da Agenda 21 Local.