Projeto Vértice apresenta espetáculo de poesia musicada nesta quinta
Um espetáculo de poesia musicada é a principal atração do projeto Vértice nesta quinta-feira (29). O grupo paraibano Lavoura leva ao palco do Teatro Santa Roza o espetáculo ‘Bruta Flor’, um monólogo que promete passear pelo universo do sonho e do lirismo de um ser humano. A apresentação tem início às 20h e será a única dentro da programação do dia do projeto, desenvolvido pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP).
‘Bruta Flor’ conta a viagem de um personagem pelo interior de si mesmo, um trovador que conta e canta sua história. O personagem caminha pelo mundo onírico de seus desejos, segredos e emoções mais íntimas. Durante o tempo de um dia, ele revive toda sua história, numa caminhada por esse sonho. De manhã ele é menino, tornando-se homem e mulher numa tarde, velho ao fim do dia e novamente menino em um novo amanhecer.
Unindo-se à palavra, a música também é um elemento narrativo de muita força. Com repertório inteiramente inédito, nomes importantes da Música Popular Brasileira, como Carlos Lyra, Chico César, Sueli Costa, Ná Ozzetti, Marco Antônio Guimarães, Ceumar, Edu Krieger, Giana Viscardi e Milton Dornelas compuseram em parceria com André Morais canções especialmente para o espetáculo. Esse repertório será executado ao vivo pelo também ator André Morais, dividindo a cena com os músicos Renata Simões (viola), Michel Costa (violão) e Osmídio Neto (acordeon).
A poesia da nova montagem do Grupo Lavoura resultou em um CD com 11 canções inéditas, todas entoadas ao longo do espetáculo. A apresentação irá marcar uma prévia da temporada que o grupo iniciará no mês de agosto, no Santa Roza, ficando em cartaz todo o mês. A peça tem o financiamento do Fundo Municipal da Cultura (FMC) da PMJP.
Ficha Técnica:
Interpretação & Dramaturgia: André Morais (texto com citações de
Fernando Pessoa, Clarice Lispector, Hilda Hilst, Emily Dickinson e Caio
Fernando Abreu)
Musical com canções inéditas: de André Morais, em parceria com Marco
Antônio Guimarães, Carlos Lyra, Ceumar, Milton Dornellas, Giana
Viscardi, Ná Ozzetti, Chico César, Sueli Costa e Edu Krieger
Direção: Jorge Bweres & André Morais
Música incidental: Eli-Eri Moura & Marcílio Onofre
Músicos & colaboradores na criação musical: Renata Simões (viola),
Michel Costa (violão) e Osmídio Neto (acordeon)
Preparação vocal: Maria Juliana Linhares
Preparação corporal: Ângela Navarro
Desenho e operação de luz: Jorge Bweres, consultoria de Valmir Perez,
Lablux/Unicamp
Cenário: Grupo Lavoura
Técnico de som: Tina Medeiros
Produção: Lúmina Produções Culturais