Revista eletrônica ‘Da Moda’ é lançada na Estação Cabo Branco

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A revista eletrônica “Da Moda” já está disponível no site da Estação da Moda, com conteúdo e editoriais exclusivos. A revista foi lançada ontem, no Salão Panorâmico da Estação Ciência, em evento que reuniu profissionais, estudantes, parceiros e amantes da moda. Na ocasião, foram entregues as premiações da 2ª edição do FashionTech, concurso de novos estilistas promovido pela Estação da Moda.

As designers de moda Gabriela Muniz e Rafaela Souza, segundo e terceiro lugares no concurso, receberam um notebook e um tablet, respectivamente. O vencedor do FashionTech, Alberto Segundo, foi contemplado com um gesto simbólico, já que seu prêmio está em fase de execução e será concluído apenas em dezembro – Alberto foi premiado com o desenvolvimento e o desfile da coleção proposta no concurso.

O secretário de Ciência e Tecnologia da Prefeitura Municipal de João pessoa, Laércio Alexandrino, prestigiou o lançamento da revista e falou sobre a importância da nova publicação para o cenário da moda na cidade. “A revista preenche uma lacuna na divulgação da moda experimental e conceitual, e faz um contraponto com essa parte do segmento que está abandonado pelos veículos comerciais padrões”, ressaltou.

O secretário também comentou o fator econômico do segmento, lembrando que a revista é mais um apetrecho dentro da economia da moda, que é uma economia criativa, diferenciada. “Esse setor, quando alcança um determinado estágio de maturidade econômica, promove uma cadeia produtiva de valor significativo, gera renda e empregos. Precisamos desenvolver essa cadeia econômica”, concluiu.

Espaço aberto – O estilista e diretor da Estação da Moda, Romero Sousa, lembrou que a “Da Moda” tem um caráter conceitual e está aberta a estudantes e profissionais iniciantes que queiram mostrar seu trabalho. Além disso, é uma vitrine dos projetos desenvolvidos pela Estação da Moda e uma antena voltada à divulgação de tudo o que se refere à moda na região. “É uma revista com liberdade de expressão e um espaço aberto para quem é da área na cidade e quer mostrar o seu trabalho”, ressaltou.

Internacional – Além de agregar profissionais do mercado, acadêmicos e incentivadores, o lançamento da revista eletrônica também atraiu a participação de empresários estrangeiros, interessados em investir no mercado de moda em João Pessoa. Foi o caso da empresária Daniele Pouteaux, diretora da DMA Models Agency, em Paris. Ela pretende abrir uma agência profissional de moda na cidade, mas que atenda não só o mercado da Paraíba, mas de estados vizinhos e até outras regiões do país.

O agente de negócio internacional Antônio Celestino presta serviço à empresa de moda de Daniele e falou da importância do lançamento de uma revista como a “Da Moda”. Segundo ele, a moda está começando a se desenvolver no Brasil e a Paraíba também pode entrar nesse mercado. “O trabalho que a revista está fazendo é super importante. As fotos ficaram maravilhosas, os artigos muito interessantes. Vamos esperar o segundo número!”, disse.

Para a diretora do curso de Moda do Unipê, Gabriela Maroja, a revista é inovadora e representa um marco para o setor na cidade. Para ela, é um modelo de revista muito visionário em relação ao que a gente já existe no mercado, porque aborda o que o profissional de moda precisa saber. “Acho que essa revista é um marco na área de moda em João pessoa e na Paraíba. Espero estreitar essa parceria com a revista e com a Estação da Moda pra que a gente fomente cada vez mais esse modelo de publicação, que estava fazendo falta no mercado”, avaliou.

Da Moda A revista eletrônica “Da Moda” é uma publicação conceitual, aberta a experimentos e sem caráter comercial. Editada a várias mãos, a revista é produzida pela equipe da Estação da Moda, diretoria ligada a Secretaria de Ciência e Tecnologia (Secitec), da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP).

Com 34 páginas, o primeiro número traz dois editoriais de moda: um deles, com os looks finalistas do concurso de novos estilistas FashionTech; o outro, com a produção da segunda turma do projeto Célula de Criação, realizado pela Estação da Moda.

Além de Romero Sousa, a equipe da revista conta com a jornalista Larissa Claro, a designer de moda e aluna de jornalismo Gabriela Muniz, a técnica em produção de moda Luziane Lima, o estagiário da Estação da Moda Danilo Dias, também aluno de sistemas para internet, e o diagramador Klécio Bezerra.

“Da Moda” tem a parceria do Sebrae, do Senai e da Casa das Artes Visuais (CAV), que vai dar suporte no tratamento das imagens. A revista está disponível no endereço eletrônico www.joaopessoa.pb.gov.br/estacaodamoda.