Cine Volante exibe dois documentários no Ernani Sátiro nesta quinta-feira
Fantasias, histórias de vida e encantos do nosso Estado se misturam no documentário “Uma Ciência Encantada”. Ao mesmo tempo, um passeio pela cidade de João Pessoa dentro do veículo de transporte coletivo que atravessa 23 bairros revela aspectos da urbanidade pessoense no curta-metragem “1500 Circular”. Ambos são documentários do cineasta paraibano Chico Salles, que serão exibidos nesta quinta-feira (20), no Colégio Êxitos, no bairro Ernani Sátiro, Zona Sul da Capital, a partir das 9h30.
As exibições gratuitas fazem parte do Projeto Cine Volante, desenvolvido pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), por meio de sua Fundação Cultural (Funjope), e percorre semanalmente diversos bairros da cidade levando a beleza da sétima arte aos moradores.
O documentário em curta-metragem paraibano “Uma Ciência Encantada” tem 20 minutos de duração e foi lançado em 2010. O vídeo aborda as percepções e impressões acerca dos mistérios e encantamentos de uma praia, inserida na cosmologia da Jurema Sagrada. Gravado praia de Tambaba, retrata a vida de alguns pescadores, que acreditam em uma pedra encantada que supera os limites da ciência e que está em uma linha protegida por reis e orixás.
“1500 circular” tem 16 minutos de duração e foi lançado no ano de 2008. Nele, o diretor percorre a cidade de João Pessoa através da linha de ônibus 1500 Circular, que atravessa 23 bairros, a exemplo de Mangabeira, Oitizeiro, Jaguaribe, Costa e Silva. Manaíra, Valentina e Geisel. “Por circular por dois extremos da cidade – da periferia do Costa e Silva aos luxuosos edifícios residenciais de Manaíra –, neste ônibus pudemos obter uma visão ampliada dos diversos aspectos da urbanidade pessoense, e das desigualdades sociais que a permeiam”, observa o diretor.
O embarque para esta viagem acontece no Mercado Público de Mangabeira. Sales circula por João Pessoa e mostra as milhares de pessoas que por toda a cidade dependem quase que exclusivamente da linha 1500 Circular para se deslocar.
E é imerso no espaço/tempo dessa linha, dentro/fora do ônibus que fluem variados cenários urbanos. Os passageiros viajam em seu pensar/viver cotidiano. Dentro do ônibus e com uma câmera na mão, o diretor se transforma em mais um passageiro que direciona seu olhar na perspectiva do outro, do motorista e todos que estão em ‘trânsito’.
Esse olhar mostra uma cidade urbana ainda sonho de prosperidade para aqueles que vêm do interior da Paraíba. Uma cidade de contrastes, onde se confrontam paisagens distintas, a exemplo das avenidas das Trincheiras em Jaguaribe e Epitácio Pessoa. Em “1500”, Sales circula por histórias tão íntimas que não têm rostos e por tantos rostos que não têm nomes.
Direção – Chico Sales dirigiu seu primeiro vídeo de curta-metragem em 2007, que foi seu projeto de conclusão de curso de Comunicação Social na UFPB. “Renovatório” revisita obras do ciclo Super 8 na Paraíba e analisa os principais temas investigados pelo cinema paraibano do início nos anos de 1980. Desde 2005 trabalha no Ponto de Cultura Urbe Audiovisual, onde também ministrou oficinas de cineclubismo e audiovisual. Foi assistente de som dos filmes “Cão Sedento”, de Bruno de Sales, em 2005; e “O Meio do Mundo”, de Marcus Vilar, em 2007.
Continua procurando se afirmar com uma produção mais autoral através de projetos como o vídeo “Catador de Estrelas Cadentes”, gravado na Chapada Diamantina (BA), onde ele faz uma viagem à ciência do reino vegetal. O vídeo foi vencedor nas categorias de Melhor Vídeo Experimental e Melhor Fotografia no Jampa Festival de 2008.
O projeto “1500 Circular” é co-produzido pelo Ponto de Cultura Urbe Audiovisual, Associação Brasileira de Documentaristas (ABD-PB) e Núcleo de Produção Digital da Paraíba (NPD-PB). Tem patrocínio da Prefeitura Municipal de João Pessoa, por meio do Fundo Municipal de Cultura. O lançamento conta com apoio do Sebrae-PB, Energisa e Trato Assessoria e Produção Cultural.