Comunidade Mussumago recebe Estação Digital da PMJP

Por - em 660

Mais uma Estação Digital foi inaugurada pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP). Desta vez, foi contemplada a comunidade de Mussumago. A inauguração aconteceu nesta quarta-feira (19). O telecentro é fruto de um convênio entre a PMJP, por meio da Secretaria de Ciência e Tecnologia, e o Ministério das Comunicações, e conta ainda com a parceria da Associação Comunitária Agrícola de Mussumago.

Durante a inauguração, o prefeito de João Pessoa, Luciano Agra, ressaltou a importância de um equipamento como esse para os moradores da comunidade. “A grande virtude dessa iniciativa é inserir a população local no processo de inclusão digital”, disse. No local, serão oferecidos cursos de informática básica e internet. A estação de Mussumago é a 31ª criada pela PMJP – e a estimativa é de que esse número suba para 40, até o final do ano.

De acordo com o secretário de Ciência e Tecnologia da PMJP, Sales Dantas, mais duas Estações Digitais serão inauguradas nos próximos dias, uma no Parque Arruda Câmara (Bica) e outra na sede da Guarda Municipal. “O objetivo é fazer com que a população, principalmente a mais carente, tenha a oportunidade de se integrar e conhecer esse mundo de oportunidades, que é a rede mundial de computadores”, disse.

A Estação Digital de Mussumago é a primeira de dez telecentros previstos no convênio com o Ministério das Comunicações.

Comunidade – A Estação Digital de Mussumago tem 10 computadores, um projetor e um instrutor capacitado. A estrutura foi montada dentro da Associação Comunitária Agrícola do bairro, parceira da Secitec na condução e manutenção das atividades.

Segundo o presidente da Associação, Marcos Antônio Bernardo, a Estação Digital é fundamental para o bairro, já que a maior parte da comunidade não possui computador em casa e o bairro não conta com muitas lan houses. “Aqui há aproximadamente seis mil moradores. A maior parte dessas pessoas não tem acesso, por isso os cursos serão tão importantes”, comentou.

Lilia Analice Oliveira, de 16 anos, é aluna do 2º ano do Ensino Médio e frequenta uma lan house pelo menos duas vezes por semana. Ela será uma das pessoas beneficiadas com a instalação da Estação Digital. “Vai ser bem melhor agora, tanto para fazer pesquisas como pra falar com os amigos que moram longe”, disse.

O estudante Eduardo Gomes, de 13 anos, gostou principalmente do anúncio dos cursos. “Eu sempre peço ajuda ao dono da lan house quando preciso pesquisar alguma coisa. Vou fazer os cursos para não depender de mais ninguém”, comemorou.