Setembro Fotográfico promove exposições, oficinas e lançamento de livros

Por - em 444

A Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) promove, até o próximo domingo (30), exposições, oficinas e lançamento de livros dentro da programação do projeto Setembro Fotográfico. O evento foi aberto nesta segunda-feira (24), com a mostra coletiva Fotografia Paraibana. O coquetel de abertura aconteceu no Casarão 34.

Ainda durante a abertura do evento, o público prestigiou a palestra “Conflitos Urbanos”, do fotojornalista Severino Silva (RJ). A palestra abordou as questões sociais, étnicas e conflituosas que serviram de inspiração para sua obra. Severino integra, também, o ciclo de exposições do evento com uma mostra que leva o mesmo título de sua palestra.

Exposições – Dentro da programação do Setembro Fotográfico, estão ainda as exposições “Quem Somos Nós”, de Celso Oliveira; “Retrospectiva”, de Clara Lenira; “Antônios e Cândidas têm sonhos de sorte”, de Paula Sampaio; e a projeção em vídeo “Caixa de Sapato”, da Cia de Foto.

Todos estes trabalhos estão abertos à visitação até o dia 30 de setembro na Torre Mirante da Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes, no bairro Altiplano.

Já a exposição Fotografia Paraibana, que vai até o dia 24 de outubro, foi criada a partir de uma convocatória de inscrição e seleção feita pela PMJP. A iniciativa conta com um total de 42 trabalhos produzidos por 14 fotógrafos da Paraíba.

Livros – O evento conta ainda com lançamentos de alguns livros. Na sexta-feira (28) será lançado “Quem Somos Nós”, do escritor Celso Oliveira. No sábado (29) será a vez de “Imagens do Povo”, dos fotógrafos populares da Maré. Já a apresentação das publicações de Oi Kabum, com Isabel Gouveia, será no domingo (30). Os lançamentos dos livros serão sempre às 20h, no pátio do Casarão 34.

Oficinas – Entre os dias 24 e 30 de setembro, grandes nomes da fotografia também ministrarão oficinas gratuitas para profissionais e amadores. As oficinas são: ‘Iniciação à fotografia’, com Paulo Rossi; “Do conflito ao afeto”, com Severino Silva; “A fotografia no audiovisual”, com João Beltrão; e “A História que queremos contar”, com Pio Figueroa. As inscrições para estas atividades já foram encerradas. As oficinas acontecem no Casarão 34 e na Casa das Artes Visuais.