Semob implanta Talonário Eletrônico para agilizar atendimento à população

Por - em 951

Com o objetivo de agilizar o atendimento à população nas demandas de trânsito e transporte, a Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob), da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) está implantando um sistema digital de alta tecnologia conhecido por Talonário Eletrônico.

O novo sistema, que já está em fase experimental no trabalho de campo, utiliza equipamentos tipo ‘tablet’ que estarão conectados online, em tempo real, com a Central de Informações e Reclamações (Cerin) e os sistemas integrados das divisões de mobilidade urbana e transporte público da Semob.

A utilização desta tecnologia vai trazer muitas vantagens para os usuários do trânsito e do transporte público da Capital, que ganharão em agilidade no atendimento de ocorrências e na solução de demandas chegadas ao órgão pelos vários canais de comunicação com a população.

Para o superintendente da Semob, Nilton Pereira, a utilização do tablet pelo órgão, além de proporcionar uma melhor prestação do serviço ao público, é uma questão de acompanhar a evolução tecnológica das ferramentas de trabalho atuais.

“A partir deste novo sistema que estamos experimentando, teremos o registro imediato das ocorrências e dos acidentes que estejam causando transtorno ao trânsito, porque serão registrados e enviados imediatamente para nossa base de dados. Com isso, o atendimento pelas equipes de campo será bem mais rápido”, disse o superintendente.

Ainda de acordo com Nilton Pereira, os equipamentos registram e informam, instantaneamente, todo o histórico das atividades diárias realizadas pelos agentes de mobilidade. Também o trajeto, pontos de parada, localização e velocidade das viaturas serão monitoradas em tempo real durante todo o turno de trabalho, o que vai proporcionar um melhor acompanhamento e apoio às equipes de fiscalização que estão diariamente nas ruas.

Meio ambiente – Com o fim dos talões de papel utilizados pelos agentes de mobilidade o meio ambiente vai ser beneficiado, pois as autuações das infrações de trânsito cometidas serão registradas eletronicamente, no próprio tablet, e enviadas automaticamente ao banco de dados da Semob. Será emitida por uma impressora acoplada ao tablet, apenas uma única via de papel para ser entregue ao condutor infrator, o que também vai reduzir os custos operacionais no trabalho de fiscalização.

Transporte coletivo – Os usuários de ônibus urbanos também serão beneficiados a partir das informações transmitidas de campo e recebidas em tempo real na sede da Semob. Todos os dados operacionais das linhas (tempo de viagem, paradas, quadro de horários, mudança de itinerário etc.) poderão ser acessados online, do próprio tablet, pela fiscalização, em qualquer lugar, dando resposta imediata aos usuários do sistema na solução de problemas surgidos na operação. A agilidade na troca de informações aumenta a qualidade na prestação do serviço de transporte público à população e a satisfação do usuário.

Câmeras – O monitoramento do trânsito por câmeras da Semob, que já contava com 32 equipamentos em pontos estratégicos da Capital, ganhou o incremento das 36 câmeras da Rede Metropolitana Digital (Jampa Digital) em que as imagens também são acompanhadas pela Guarda Municipal, totalizando 68 locais em toda a cidade monitorados 24h por dia.

O sistema integrado de monitoramento da Semob e Guarda Municipal, oferece mais garantia de tranquilidade tanto ao tráfego de veículos quanto à segurança pública, pois a presença dos “olhos eletrônicos” inibe as infrações de trânsito e ações de vandalismo nos pontos monitorados.